O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Price Ninja: um por todos e todos por um na busca por mais economia
Publicado em: 02/07/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Price Ninja: um por todos e todos por um na busca por mais economia

Danielle Kiffer

Aplicativo Price Ninja: comparações de preços dos 
mercados mais próximos no celular (Foto: Divulgação)

A partir do final de 2014, a economia brasileira começou a sentir, de forma mais acentuada, os reflexos de uma crise global que há tempos já vinha atingindo um número importante de países. E em momentos como esse, a palavra de ordem é economizar. Assim, na hora de ir às compras nos supermercados, escolher os produtos com os preços menores pode fazer toda a diferença no orçamento mensal. Mas como saber em qual local estão as promoções, se, muitas vezes, não há tempo hábil para fazer pesquisas in loco? Um grupo de jovens empreendedores da área de inovação comprou o desafio de ajudar os consumidores a ganhar tempo durante a visita às gôndolas: criaram o Price Ninja (www.price.ninja), um aplicativo para celulares, já disponível no sistema Android e futuramente no IOS, que pode armazenar, no aparelho telefônico, os preços dos produtos e marcas que o consumidor escolher.

Para que isso seja possível, o aplicativo precisa da colaboração dos seus usuários, no modelo crowdsourcing. “São os próprios consumidores que atualizarão o programa com os preços dos produtos. Desta forma, ao mesmo tempo em que se beneficiam, obtendo as promoções no celular, também contribuem para que outros usuários possam usufruir do mesmo benefício. Por isso o nome do aplicativo. A ideia é que somos todos ninjas, consumidores conscientes espalhados por aí, unidos com a finalidade de economizar”, explicou Bernardo Machado, psicólogo e diretor executivo do projeto. Junto aos programadores Alexandre Bordovsky e Bruno Sato, ele idealizou e desenvolveu a ideia, que, para se concretizar, contou com subsídios da FAPERJ, por meio do edital de Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro (Start-Up Rio).

Em busca do melhor negócio: para Machado,
aplicativo permite comparar preços de
produtos rapidamente 
(Foto:Divulgação)

Depois de baixado o aplicativo no celular, o usuário precisa fazer um cadastro e se logar. Para aproveitar as promoções disponíveis no programa, há duas opções de utilização. Uma delas é, já no supermercado, ir averiguando os produtos de seu interesse na hora das compras. “Se o objetivo é verificar o preço de um xampu de uma marca determinada, por exemplo, primeiro o consumidor terá que digitar o nome do produto e da marca, ou passar a câmera do celular no código de barras. Após o produto ser reconhecido no sistema, o usuário irá digitar o preço cobrado naquele supermercado, para, então, ver os preços do mesmo produto em outras lojas vizinhas na região”, disse o psicólogo. O programa usa o Global Positioning System (GPS) para encontrar os supermercados próximos em que o cliente está.

A segunda opção de utilização é na hora de fazer a lista de compras. Nesse momento de planejamento, o consumidor pode fazer a pesquisa, no aplicativo, de cada produto que precisa comprar. Dessa forma, o consumidor pode planejar, por exemplo, ir a um determinado supermercado por ter o maior número de ofertas, pode dividir as compras em dois ou mais supermercados, e pode até mudar a marca do produto que iria comprar, por diferença de preço. “A ideia desse aplicativo é interessante também porque, nos folhetos de ofertas de supermercados, são exibidos produtos que interessam ao vendedor e não necessariamente aqueles que o consumidor quer. Com o Price Ninja, a escolha do consumidor prevalecerá e, futuramente, acredito que isso forçará os mercados a baixarem mais os preços, porque esse movimento pode gerar uma competitividade ainda maior entre os estabelecimentos comerciais”, contou Machado.

De acordo com o psicólogo, as atualizações no aplicativo serão constantes, de acordo com as necessidades e o feedback dos usuários. “Ainda estamos avaliando o que pode ser melhorado para ajudar quem usa o Price Ninja. Já estamos discutindo a adaptação do aplicativo também para uso em computadores, o que deverá ser feito em futuro próximo. Como o aplicativo ainda é uma criação recente, será preciso verificar, primeiro, a sua aceitação e acompanhar os comentários dos usuários, para, depois, formular a adaptação do sistema para outras plataformas”, afirmou. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes