O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Aplicações do vácuo vão da proteômica à pesquisa aeroespacial
Publicado em: 22/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Aplicações do vácuo vão da proteômica à pesquisa aeroespacial

A PUC-Rio sedia, entre 26 e 28 de julho, o XXV Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBRAVIC), que tem o apoio da FAPERJ. Na ocasião, será comemorado o Jubileu de Prata dos congressos anuais da Sociedade Brasileira de Vácuo, fundada em 1978, no Rio de Janeiro, por pesquisadores do IME, UFRJ e da PUC.

 

Este ano, o tema central do CBRAVIC é “Espectrometria de Massa de Biomoléculas”, área de pesquisa intimamente ligada à proteômica, já que algumas etapas da caracterização das proteínas é feita em câmaras de vácuo, dentro das quais as biomoléculas são isoladas e tratadas individualmente por técnicas físicas.

 

Além da apresentação de trabalhos da comunidade científica nacional sobre os avanços obtidos no último ano nas pesquisas relacionadas a vácuo, o Congresso contará com a presença de renomados especialistas estrangeiros. Os palestrantes convidados apresentarão estudos avançados nas áreas de proteômica, nanotecnologia, fabricação de células solares, fusão nuclear como fonte de energia e projeto de um satélite brasileiro.

 

As palestras sobre Proteômica cobrirão do geral ao específico: “Métodos Proteômicos: da Física à Biologia”, “A proteômica e o terrorismo protéico em uma democracia molecular”, “Espectrometria MALDI TOF-TOF” e “Sample preparation, 2D-Electrophoresis and nano-HPLC techniques for Proteoma”, esta última ministrada pelo Dr. Eckhard Nordhoff, do Max Planck-Institute for Molecular Genetics, Berlim. Um protótipo em desenvolvimento, que permitirá o acoplamento da técnica de mobilidade iônica (em gases) com espectrometria de massa, será descrito pelo Dr. J. Albert Schultz, da companhia Ionwerks (USA) e pelo professor J. McLean, do Laboratory for Biological Mass Spectrometry, Texas A&M University.  Este acoplamento permitirá agilizar significativamente as caracterizações protéicas hoje realizadas, viabilizando novas descobertas da proteômica.

 

A nanotecnologia estará presente nas palestras: “Catalysis by Supported Metal Nanoclusters: What's New?”, do professor Wayne Goodman, da Texas A&M University, e “Quantum Conductance in Metal Nanowires”, Daniel Ugarte do LNLS / UNICAMP.

Já a aplicação do vácuo na fabricação de células solares será abordada pelo Dr. N.G. Dhere, do Florida Solar Energy Center (University of Central Florida), em trabalho denominado “Projeto e Construção de um Sistema de Vácuo para Fabricação de Células Solares”.

 

Outras palestras em áreas que utilizam a tecnologia do vácuo são: “Status and perspective of magnetic nuclear fusion” (geração de energia a partir de um plasma aquecido) e “Proposta de Projeto de Satélite”, uma pesquisa feita por pesquisadores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Além das apresentações de trabalho, grandes empresas nacionais e estrangeiras que lidam com o estado-da-arte da tecnologia de vácuo, estarão presentes em estandes. Uma delas, a BOC Edwards do Brasil, está doando equipamento novo para a PUC-Rio, que será empregado exclusivamente como apoio às atividades de ensino no Ciclo Básico do Centro Técnico-Científico da Universidade, bem como à reciclagem de professores do Ensino Médio da rede do Estado.

 

O XXV CBRAVIC tem patrocínio da FAPERJ, FINEP, FAPESP, CNPq, CENPES e CAPES.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes