O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > SBPC faz balanço positivo da 56ª Reunião Anual, em Cuiabá
Publicado em: 23/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

SBPC faz balanço positivo da 56ª Reunião Anual, em Cuiabá

Público na SBPCCUIABÁ - No último dia de sua 56 Reunião Anual, nesta sexta-feira, 23 de julho, a direção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) fez um balanço positivo da agenda de eventos que mobilizaram a cidade de Cuiabá desde o domingo, 18 de julho. Desta vez, o total de inscrições chegou perto de 6 mil, com 30% delas vindas do próprio Estado do Mato Grosso. O Rio de Janeiro teve 149 inscrições. Até a manhã do último dia, haviam sido apresentados 2466 trabalhos, com destaque para as Ciências Humanas, com 724, seguido das Ciências Sociais Aplicadas, com 408.

Na coletiva de encerramento do evento, o presidente da SBPC, Ennio Candotti, defendeu uma mobilização permanente em torno dos debates que atraíram diariamente cerca de 16 mil pessoas ao campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).Para o reitor da UFMT, Paulo Speller, o desafio agora é manter os estudantes do campus mobilizados e levar adiante o debate em torno da reforma universitária. “Em Mato Grosso, temos apenas uma universidade federal numa área de 1 milhão de km2. A expansão da universidade pública tem papel estratégico no desenvolvimento do estado e pode trazer muitos benefícios. Mas para isso, é necessário romper com a resistência do governo federal com a questão orçamentária”, criticou.

A reunião da SBPC deste ano trouxe para o Mato Grosso cerca de 200 representantes de 30 povos indígenas, reunidos na SBPC Indígena, que puderam discutir em companhia da comunidade científica temas relevantes para o seu futuro, como a luta pela terra e melhores condições de saúde e educação para os seus representantes. Já a 12 SBPC Jovem esteve recheada de programações voltadas aos ‘cientistas do amanhã’, como oficinas, mesas redondas, exposições, conferências, vídeos e filmes. Na SBPC sênior, como é chamado o fórum principal, um grande número de debates discutiu programas de desenvolvimento sustentável para as regiões do Pantanal e da Amazônia. As próximas reuniões anuais da SBPC ocorrerão em Fortaleza, em 2005, e Florianópolis, no ano seguinte.

Mais de mil visitantes no estande da FAPERJ

Pelo estande da FAPERJ na Expociência – um dos eventos da 56 SBPC - passaram mais de 1100 visitantes, que ali puderam obter informações sobre alguns de seus programas, como o Rio Inovação, Cientistas do Nosso Estado, RioGene e o Auxílio-Editoração, e consultar mais de 100 títulos, entre livros, CDs e vídeos, nas mais diversas áreas do conhecimento, produzidos com o apoio da Fundação. Todo o material foi doado para a Biblioteca da UFMT. O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, participou da solenidade de abertura do evento e encontrou autoridades da área de C&T durante os dois primeiros dias do extenso programa de atividades.

O diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro Moreira – que é consultor da FAPERJ – disse que apesar da distância que separava alguns dos estandes que faziam parte na reunião paralela, a Expociência foi um sucesso. “A reunião da SBPC mexeu com a cidade e atraiu uma grande parcela da população, o que prova o interesse dos brasileiros pelo que acontece hoje no campo da ciência e tecnologia”, disse. “Vamos trabalhar para manter esse mesmo espírito durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para o período de 18 a 24 de outubro próximo”, completou.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes