O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Faperjianas
Publicado em: 16/07/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Faperjianas

FAPERJIANAS
São Cristóvão ganha mapa

 

O pavilhão de São CRistóvão visto por J. AraujoA FAPERJ lança, no dia 4 de agosto, a segunda edição do projeto Rio de Janeiro em Mapas. Depois do Centro do cidade, o bairro escolhido agora é São Cristóvão, que abriga construções centenárias como o Museu Nacional e a Casa da Marquesa de Santos.


O mapa foi pintado pelo artista plástico J. Araujo, que, com sua arte naïf, recriou as principais atrações do local, como o antigo Pavilhão de São Cristóvão (ilustração), onde funciona o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Araujo também é autor das ilustrações do catálogo, que descreve São Cristóvão e adjacências (Mangueira e Benfica). O lançamento será no Centro Cultural Cartola.  Depois, as pinturas de J. Araujo para o projeto serão expostas no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, no Cosme Velho. 

 

 

Prevenção às drogas

 

A FAPERJ está promovendo um ciclo de palestras quinzenais sobre prevenção ao uso de drogas. As palestras, conduzidas pela professora Erika Asfora, do Conselho Estadual Antidrogas (Cead), são destina-das aos estagiários da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ).

 

 

Primeiros Projetos

 

No dia 28 de julho, a FAPERJ promove a cerimônia de entrega dos termos de ou-torga do Programa de Apoio à In-fra–estrutura de Ciência, Tecnologia e Ino-vação para Jovens Pesquisadores (Pro-grama Primeiros Projetos). Foram apro-vados 277 projetos, que receberão um total de R$ 6,7 milhões da FAPERJ e do CNPq em dois anos. O edital recebeu um número recorde de propostas: 1.135.

 

 

Desenvolvimento regional

 

O CNPq e a FAPERJ firmaram convênio para adesão ao Programa de Desen-volvimento Científico e Tecnológico Re-gional (DCR). O próximo passo será o lançamento do edital da versão regional do programa, que objetiva atrair e con-tribuir para a fixação de pesquisadores com nível de doutorado em instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e No-roeste Fluminense e na Região dos Lagos. 

 

 

Movimento estudantil

 

Realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Uerj, o projeto Memória da UNE conta com o apoio FAPERJ. O objetivo é recuperar a história da União Nacional dos Es-tudantes, desde a sua fundação, em 1937. 

 

 

Prêmio internacional

 

Cientista do Nosso Estado, o professor João Batista Garcia Canalle, do Instituto de Física da Uerj, recebeu o Prêmio Excelência Educativa, do Conselho Ibero-americano em Honra à Excelência Educativa, pela coordenação da Olim-píada Brasileira de Astronomia, que conta com apoio da FAPERJ. A premiação foi entregue em Lima, no Peru, em abril.

 

 

Jornal Uenf online

 

Foi lançado, em 7 de maio, o Jornal Universitário Online da TV Uenf, parte do projeto “TV Universitária”, apoiado pela FAPERJ. O jornal exibe reportagens em vídeo sobre a produção acadêmica da Uenf e notícias sobre o campus. O endereço é:

www.uenf.br/Uenf/Pages/CCH/UESI/jornal_Online/.

 

 

Reunião Anual da SBPC

 

A FAPERJ participa da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 18 a 23 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Em seu estande, na Expociência, a FAPERJ divulgará alguns de seus programas, como Rio Inovação, Cientistas do Nosso Estado e RioGene, entre outros.

 

 

Universidade na Baixada

 

Começam em agosto as aulas da Uni-versidade Pública da Baixada Fluminense, uma iniciativa conjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Cefet de Nova Iguaçu. O projeto ganhou força em 2003, com as aulas da Escola de Governo da Baixada Fluminense (EGBF), que foi coordenada pela UFF e contou com o apoio da FAPERJ.

 

 

Inova Rio

 

A Firjan promove, de 19 a 21 de outubro, em sua sede, a Inova Rio – Mostra Nacional de Inovação, com apoio da FAPERJ. No evento, cujo tema será petróleo e gás, em-presas e instituições tecnológicas vão expor inovações geradas no país nessa área. Ade-sões podem ser feitas até 31 de agosto. Ou-tras informações pelo telefone (21) 2563-4582.

 

 

Memória do esporte

 

Ao completar 65 anos, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos da UFRJ ganhou, em abril, o primeiro volume do CD-ROM Memória Documental. O projeto foi realizado com apoio do Instituto Virtual do Esporte da FAPERJ.

 

 

TV Porto

 

Renata Vellozo Gomes e Ana Paula de Oliveira Santos, ex-bolsistas de iniciação científica da FAPERJ, receberam menção honrosa na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ pe-lo projeto da TV Porto. A TV online traz in-formações sobre as intervenções urbanís-ticas propostas para a Zona Portuária da cidade do Rio e pode ser acessada em: www.rio.org.br/tvporto/.

 

[Voltar ao índice]

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes