APOIO A MELHORIA DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||
NOME_SOLICITANTE | TITULO_PROJETO | INSTITUICAO |
Adivaldo Henrique da Fonseca | Avaliação da inclusão de temas de educação sanitária em classes de alfabetização - 1º ano do 1º ciclo de ensino Fundamental, do CAIC Paulo da Corso Filho – Seropédica/RJ. | UFRRJ |
Ana Cristina Souza dos Santos | Projeto diversidades culturais no estudo da realidade de Seropédica – CIEP 155 NELSON ANTELO ROMAR e UFRRJ | UFRRJ |
Andrea Thompson da Poian | Interação Universidade-escola: contribuindo para a formação de professores através de uma proposta de curso de férias. | UFRJ |
Angelica Carvalho Di Maio | GEOIDEA - Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental. | UFF |
Antônio José da Silva Neto | UERJ Divulga C&T nas Escolas da Região de Nova Friburgo | UERJ |
Carla Mendes Maciel | Integrando a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia na UFRJ | UFRJ |
Carlos Eduardo dos Santos Leal | Laboratório circulante prático e de baixos custos | UERJ |
Carmen Lúcia Vidal Pérez | Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, aprendizagem e saberes no cotidiano escolar | UFF |
Cássia Curan Turci | Laboratório didático de ensino de Química – IQ/UFRJ – Concepção e desdobramentos | UFRJ |
Cibele Schwanke | Mostra Itinerante de Ciências e Biologia - levando a universidade á escola. | UERJ |
Cristiana Pedrosa Melo Porto | Nutrição Escolar Conciente | UFRJ |
Deise Miranda Vianna | Propostas para o ensino de Física em escola públicas do ensino médio, priorizando uma abordagem em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) | UFRJ |
Denise Rocha Corrêa Lannes | Professores em reconstruçao da identidade profissional e renovação da prática pedagógica. | UFRJ |
Dilma Alves Costa | Produto de limpeza Ecológico - Do Óleo ao Sabão | UFRRJ |
Eliana Lucia Madureira Yunes Garcia | Projeto Incorporais: técnicas de narrativa interativa para temas transversais | PUC/ RJ |
Fábio Ferrentini Sampaio | Projeto JLinkIt: Utilização de uma ferramenta de modelagem dinâmica no aprendizado exporatório de Física e matemática. | UFRJ |
Fernando Antonio Sampaio de Amorim | Colégio Municipal de Pescadores de Macaé | UFRJ |
Guaracira Gouvea de Sousa | PROJETO TV CRIANÇA – professores e crianças, sujeitos de direitos | UNIRIO |
Gustavo Robichez de Carvalho | “O Primeiro Laptop nunca se esquece...” Desenvolvimento de um Projeto Piloto com o uso do Laptop e da Metodologia 1:1 | PUC/ RJ |
Helio Fernandes Machado Júnior | ÁGUA: Em casa e na escola | UFRRJ |
Hermengarda Alves Lüdke | O Estágio nos Cursos de Formação de Professores como uma Via de Mão Dupla entre Universidade e Escola | PUC/ RJ |
Inês Barbosa de Oliveira | O uso das novas tecnologias pelos praticantes da escola: em busca da autonomia | UERJ |
Isa Maria Freire | Ensino para a sociedade da informação: oportunidades de inclusão digital de professores do ensino fundamental | IBCT |
Jacenir Reis dos Santos Mallet | Educação ambiental numa abordagem interdisciplinar e construtivista a partir da reciclagem de embalagens tipo Longa Vida para a construção de Mantas isolantes térmicas em escolas públicas de DUQUE DE CAXIAS, RJ | FIOCRUZ |
João Baptista Bastos | Educação Popular, Currriculo e Culturas: Uma Proposta de Pesquisa e Formação de Professores da Escola Municipal Barro Branco em Duque de Caxias | UFF |
Jose Garcia Ribeiro Abreu Junior | Um Mergulho no Corpo: Um Mergulho no Corpo: Programa de formação continuada para professores do ensino fundamental e médio | UFRJ |
Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes | Dando a voz através de imagens: Comunicação alternativa para indivíduos com deficiência. | UERJ |
Leopoldo de Meis | Cursos de Férias: o uso da ciência como um elemento formador e educador | UFRJ |
Liane Maria Azevedo Dornelles | Alfabetização em GIS/SIG ensinos fundamental e médio – ALFAGIS/SIG - EFM | UERJ |
Luciana Maria Cerqueira Castro | Desenvolvimento de métodos e instrumentos para formação de profissionais de educação para promoção do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras em escolas públicas do município do Rio de Janeiro | UERJ |
Mairce da Silva Araújo | Alfabetização, memória e formação de professores: Fortalecendo os laços universidade e escola básica. | UERJ |
Marcia Soares de Alvarenga | A produção de sentidos na formação de professores de jovens e adultos em uma escola pública de São Gonçalo | UERJ |
Marco Aurélio Pereira Sampaio | Melhoria do ensino de Biologia Humana e Animal em escolas públicas estaduais do município de Niterói mediante aperfeiçoamento de professores e utilização de material didático produzido no depto. de Morfologia da UFF. | UFF |
Maria Tereza Goudard Tavares | Por que o local? Um estudo sobre as possibilidades eduacativas da cidade na formação de professoras da educação infantil. | UERJ |
Marta Feijó Barroso | Ensino de Física e Formação de Professores | UFRJ |
Maulori Curié Cabral | : Formação Continuada de Professores de Biologia no Âmbito das Ciências Microbianas | UFRJ |
Moacelio Veranio Silva Filho | Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na Educação Profissional de Jovens e Adultos (EJA) - Avaliação do Potencial de Aplicação da PBL: Um estudo de caso na capacitação de professores do município de Araruama | UFF |
Moemy Gomes de Moraes | Aprendendo e ensinando com as plantas: Propostas para o ensino fundamental. | UFF |
Nilda Guimarães Alves | A relação de praticantes docentes com a Internet e a produção Científica da Àrea da Educação, através de site de divulgação científica. | UERJ |
Raquel Goulart Barreto | A leitura no aperfeiçoamento do ensino: uma proposta de pesquisa participante | UERJ |
Renato Emerson Nascimento dos Santos | A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia | UERJ |
Rita Marisa Ribes Pereira | Mídia e educação: diálogos possíveis no contexto escolar | FAETEC |
Roberto Luís Torres Conduru | Patrimônio artístico-cultural, (re)construção identitária e afro-brasilidade | UERJ |
Rosana Glat | Avaliação de necessidades educacionais especiais: construindo uma nova prática educacional | UERJ |
Sonia Regina Alves Nogueira de Sá | Da gênese à aplicação: criando condições para ativar Laboratórios de Química e de Física no Ensino Médio | UFF |
Vera Lúcia Maia Lellis | INTEGRAR: Desenvolvimento de um Modelo de Gestão do Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de São João de Meriti. | INT |
Vera Maria Ramos de Vasconcellos | Creche: Contexto de desenvolvimento e formaçãode subjetividades. | UERJ |
Walter Omar Kohan | Em Caxias a Filosofia en-caixa?! | UERJ |
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes