O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Projeto divulga o admirável universo dos pequenos notáveis: os micro-organismos
Publicado em: 14/04/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Projeto divulga o admirável universo dos pequenos notáveis: os micro-organismos

Danielle Kiffer 

Caio Rachid (3º à esq.) e parte da equipe do CurtaMicro: site
  para tornar a ciência
acessível ao leigo (Foto:Divulgação)

Você sabia que uma bactéria da família Christensenellacea pode estar relacionada à capacidade de uma pessoa se manter magra? E que nossa saúde depende de uma relação simbiótica com determinados tipos de bactérias? Ou ainda que certos tipos de bactérias marinhas já estão sendo utilizadas para iluminação? Esses são apenas alguns exemplos do vasto e complexo mundo dos micro-organismos. Para desmistificar a má fama que fungos e bactérias ganharam ao longo do tempo e ampliar o conhecimento da população acerca do assunto, o biólogo Caio Tavora Rachid Coelho da Costa, professor do Laboratório de Biotecnologia e Ecologia Microbiana (Labem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criou o portal CurtaMicro, desenvolvido com a colaboração de uma equipe multidisciplinar. O projeto ganhou subsídios da FAPERJ por meio do edital de Apoio à Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro.

 Fachada de prédio iluminado por sistema que usa
micro-organismos
 (Foto: Reprodução/ Glowee) 

No CurtaMicro, é possível acessar vídeos explicativos relacionados à microbiologia, produzidos por Rachid e sua equipe e alguns outros selecionados pelo biólogo. O primeiro curta desenvolvido pela equipe, intitulado Cultivando Micro-Organismos mostra de forma mais abrangente o que são os micro-organismos, pontuando sua importância em nossas vidas e como é realizado o seu cultivo. No vídeo, entre algumas animações, ficamos sabendo que a grande maioria desses seres é inofensiva e executa papéis fundamentais para a manutenção da vida nesse planeta. “Um exemplo disso são as aplicações biotecnológicas, como a produção industrial de antibióticos, hormônios e biocombustíveis. Ainda há muito o que se descobrir desses organismos e muito o que se aplicar para melhorar a vida das pessoas”, explica Rachid. A cada dois meses, o biólogo pretende atualizar o site com novos vídeos produzidos por eles. “Já estamos fazendo nosso segundo vídeo; estamos aprendendo e nos aprimorando. Os nossos curtas terão legendas para que possam ser acessados e entendidos inclusive por pessoas com problemas de audição”, diz.

Textos com assuntos atuais acerca do tema também estão no site. Na sessão Articulando, por exemplo, podem ser acessados artigos contando curiosidades e peculiaridades do mundo desses minúsculos seres. Um deles, produzido pelo graduando em Ciências Biológicas, Rodrigo Reis Moura, editado e revisado por Rachid, aborda a iluminação microbiana. A start-up francesa Glowee, do ramo da biotecnologia, já está desenvolvendo um sistema de bioluminescência, tendo o mar e os micro-organismos como inspiração. A empresa utiliza bactérias produtoras de luz que podem ser utilizadas nas mais diversas finalidades. “O objetivo é que artigos e assuntos científicos sejam transmitidos em uma linguagem de fácil compreensão, diminuindo a distância entre ciência e sociedade”, conta Rachid. “Convidamos, inclusive, profissionais e estudantes da área a escreverem sobre o assunto. Basta entrarem em contato conosco para receberem orientação”, complementa o biólogo.

Animações e desenhos tornam o universo dos micro-organismos
 
mais interessante (Foto: Reprodução)

O CurtaMicro tem uma página no facebook, cujo número de seguidores cresce a cada semana. “Nosso primeiro vídeo já tem mais de cinco mil visualizações, de pessoas de quase todo o Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Portugal, entre outros. Temos recebido muitos comentários de incentivo sobre nossos textos postados e muitos acessos de toda parte. Isso tem sido um grande incentivo para mim e para a equipe, pois, já no começo no projeto, nosso objetivo de levar a ciência de forma mais acessível para todos está sendo concluído.”

A equipe do CurtaMicro, coordenada por Rachid, é formada pelos professores do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, da UFRJ, Alexandre Soares Rosado, Raquel Silva Peixoto e Marco Miguel, pela professora da Escola de Belas Artes Doris Kosminsky, pela professora da Faculdade de Farmácia Analy Leite, pelos doutorandos Lais Machado e Eduardo Fonseca e pelos graduandos Fernanda Monteiro e Rodrigo Reis Moura.

Para acessar: www.curtamicro.com.brhttps://www.facebook.com/curtamicro

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes