O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Murais eletrônicos: informação para todos
Publicado em: 25/05/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Murais eletrônicos: informação para todos

Danielle Kiffer

O mural eletrônico foi apresentado pela
primeira vez no INT (Fotos: Divulgação)

A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu em um dos principais desafios e preocupações para a sociedade nas últimas décadas. E o uso da tecnologia tem se revelado um aliado fundamental em muitas iniciativas voltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentes criações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ali, com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação, foi criado um "mural eletrônico", semelhante aos totens de check-in de autoatendimento de aeroportos. Com tela, teclado e uma placa com mecanismo em braile dinâmico, o equipamento poderá, em breve, por sua flexibilidade, substituir murais de informação em escolas, museus, cinemas e teatros.

Financiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI e pela FAPERJ, o "mural eletrônico" já tem um protótipo pronto, apresentado em abril desse ano, durante o Terças Tecnológicas, ciclo de palestras promovido pelo INT. De acordo com o coordenador do projeto, Saul Mizrahi, tecnologista com doutorado em Engenharia de Produção pelo INT, o aparelho ainda está em fase de testes e alguns detalhes estão sendo melhorados, como a sua robustez, para que possa ser transportado sem danos. “O 'mural eletrônico' nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Como os murais comuns representam uma forma ampla de comunicação em um ambiente escolar, uma criança com problemas de visão poderia ficar prejudicada. Então, como integrá-la aos temas e eventos que estão acontecendo em seu colégio?”, pergunta.

Com interface multimídia e interativa, todos têm a possibilidade de acessar o "mural eletrônico". Na tela, podem ser disponibilizados vídeos com libras, leitura sonora de textos, que também estarão acessíveis em uma plataforma de braile dinâmico, ao lado do teclado. Conforme o menu de informações é acessado, os textos vão aparecendo na plataforma, com pinos, formando uma linguagem tátil sobre a placa. O contexto inserido no mural eletrônico depende de onde ele estiver. Tanto a organização e seleção de conteúdo quanto o mecanismo do braile dinâmico são controlados por um sistema mecatrônico associado a um software, desenvolvido por Mizrahi e equipe, o Sigesc AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Cooperativa.

“O software gerencia todas as mídias utilizadas pelo 'mural eletrônico'. Dependendo da necessidade de cada um, ele também pode ser utilizado em computadores e laptops, e pode ser baixado em nosso blog (http://escolainclusiva.int.gov.br) gratuitamente”, diz o tecnologista. De acordo com Mizrahi, em breve, uma vez feitos os ajustes, os murais eletrônicos serão testados em escolas de cinco redes municipais – Niterói, Maricá, São João de Meriti, Belford Roxo e Itaguaí. “Serão nossos primeiros testes e, posteriormente, também pretendemos que sejam usados como totens de informações em museus, teatros e universidades. Para isso, assim que o projeto estiver concluído, licenciaremos a tecnologia para a produção industrial, o que poderá reduzir o custo para a popularização do equipamento”, finaliza.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes