O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > A ciência como tema de bate-papo nos bares
Publicado em: 19/05/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

A ciência como tema de bate-papo nos bares

Uma antiga charge do cartunista Jaguar, da época em que o Posto 9, em Ipanema, era o auge da moda, já deixava claro: “Intelectual não vai à praia; intelectual bebe.” Verdade ou não, o fato é que a cientistas e intelectuais prometem invadir bares e restaurantes de 11 países, entre eles o Brasil – África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Itália. Durante três noites da próxima semana, de 23 a 25 de maio, uma rede global com mais de 100 cidades será construída especialmente para, entre uma cerveja e outra, conversar sobre os temas mais atuais da ciência. Para quem não sabe, trata-se do Pint of Science, que, este ano, chega a sete cidades brasileiras – Belo Horizonte, Dourados (MS), as cidades paulistas de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e a capital São Paulo, e também o Rio de Janeiro – sempre das 19h30 às 22h. O Brasil, por sinal, será o único país da América Latina a participar do evento.

No Rio de Janeiro, o conhecimento científico será tema de bate-papo em bares do Leblon, Lapa e Botafogo, apresentado e discutido sempre por quem entende do assunto. Imagine conversar com o físico Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã, e com Marcela Sabino, diretora do Laboratório de Atividades do museu, sobre o tema “O Mundo depois do Silício”? Para quem não liga o nome ao minério, basta pensar que foi graças às propriedades semicondutoras do silício que teve início o processo de miniaturização dos componentes dos objetos eletrônicos, que hoje nos permitem as facilidades que usamos e compartilhamos a todo minuto. Afinal, o que seria da moderna comunicação sem os microchips usados em smartphones,  computadores, televisores, só para citar alguns... Pois inovações com potencial ainda mais impactantes estão por vir a partir do grafeno e outras variantes do carbono, a fotônica, os chips quânticos e bioartefatos... Tudo isso será discutido na próxima segunda-feira, 23 de maio, nas mesas do Bar Desacato,  (Rua Conde Bernadotte, 26 - Loja A, no Leblon).

Na terça (24/5), o papo científico acontece no Bar do Ernesto (Rua da Lapa, 41, Centro, ao lado da Sala Cecília Meireles). Para discutir o tema “Vírus da Zika, Cheio de Segredos”, os cientistas convidados são Jerson Lima Silva, diretor Científico da FAPERJ, Mario Silva Neto e Rodrigo Brindeiro, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na quarta-feira (25/5),  será a vez dos neurocientistas Stevens Rehen, Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, Fernanda Tovar-Moll e Rogério Panizzutti levarem a conversa para um tema bastante atual: “Como as Tecnologias estão reconfigurando os Nossos  Cérebros”.  Porque  se por um lado as novas tecnologias nos têm permitido visualizar o cérebro de um modo cada vez mais detalhado, revelando, por exemplo, como os neurônios se comunicam, por outro lado, as novas tecnologias também andam subvertendo a evolução e reconfigurando nossas conexões cerebrais. Basta pensar no impacto do uso constante de tablets, smartphones e outros gadgets eletrônicos a que nos acostumamos. Esse bate-papo terá lugar no Espaço Cultural Olho da Rua (Rua Bambina, 6 – quase esquina com Marquês de Olinda, em Botafogo). 

Dos laboratórios ingleses para 11 países

O Pint of Science surgiu na Inglaterra em maio de 2013, um ano depois de Michael Motskin e Praveen Paul, pesquisadores do Imperial College London, terem aberto seus laboratórios para receber pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla. A iniciativa de convidá-los para conhecer as pesquisas que realizavam foi tão inspiradora que os dois decidiram propor um evento em que os pesquisadores saíssem de seus laboratórios para conversar diretamente com o público. Nascia o Pint of Science, que logo foi  sendo realizado também em outros países. Em 2016, voluntários das sete cidades brasileiras que abrigarão o festival abraçaram a ideia e hoje contam com o apoio de várias instituições. Em âmbito nacional, a Elsevier e o Rio Quente Resorts estão apoiando o Pint of Science. Uma conversa sobre temas científicos certamente é uma das melhores formas de unir o útil do conhecimento ao agradável de um ambiente informal.

No Brasil, o evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em
que acontecerão os bate-papos científicos. Para conferir a programação de cada cidade,
basta acessar o site www.pintofscience.com.br.

PINT OF SCIENCE RIO: sempre das 19h30 às 22h:

2ª feira - 23 de maio - Bar Desacato, Leblon
Rua Conde Bernadotte, 26 - Loja A - Leblon
Tema: O Mundo depois do Silício
Participantes: Luiz Alberto Oliveira e Marcela Sabino

3ª feira - 24 de maio - Bar do Ernesto, Lapa
Rua da Lapa, 41, Centro – ao lado da Sala Cecília Meireles
Tema: Vírus da Zika, cheio de segredos...
Participantes: Jerson Lima Silva, Mario Silva Neto e Rodrigo Brindeiro

4ª feira - 25 de maio - Espaço Cultural Olho da Rua, Botafogo
Rua Bambina, 6 – quase esquina com Marquês de Olinda
Tema: Como as tecnologias estão reconfigurando nossos cérebros!
Participantes: Stevens Rehen, Fernanda Tovar-Moll e Rogério Panizzutti

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes