O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ financiará intercâmbio entre Proderj e a francesa Inria
Publicado em: 26/08/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ financiará intercâmbio entre Proderj e a francesa Inria

A FAPERJ irá financiar um projeto de parceria do Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro (Proderj) e a organização francesa INRIA – Institute National de Recherche en Informatique et en Automatique (Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação). Pelo acordo, os franceses oferecerão suporte tecnológico para a ampliação da Infovia  – iniciativa pioneira com o objetivo de interligar a Rede Rio de Computadores ao Proderj, possibilitando o acesso à internet de alta velocidade em comunidades carentes, localizadas no entorno dos centros universitários.

A parceria tecnológica entre o Proderj e o INRIA foi resultado de uma visita que os pesquisadores franceses fizeram a FAPERJ no dia 24 de agosto. Na ocasião, Pierre Deransart, diretor-geral de pesquisa do instituto francês; Patrick Valduriez, diretor de pesquisa do INRIA na cidade francesa de Nantes; e Esther Pacitti, professora da Universidade de Nantes, reuniram-se com o diretor-presidente da Fundação, Pedricto Rocha Filho, e Mônica Savedra, assessora da diretoria científica e responsável pela área de cooperação internacional da FAPERJ, para identificarem projetos bilaterais a serem implementados pelas duas instituições.

 

Após a reunião, Mônica Savedra levou os franceses para conhecer as instalações do Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro (Proderj). Os diretores do INRIA foram recebidos pela presidente do Proderj, Tereza Porto, e seu vice-presidente, Paulo Coelho. Para Porto, a parceria foi extremamente proveitosa.“Os projetos de internet sem fio e de rede elétrica para transmissão de dados desenvolvidos pelo INRIA podem facilitar bastante a ampliação da Infovia em todo o estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

 

O Proderj e o INRIA também deixaram acertado um seminário conjunto entre as instituições a ser realizado em abril de 2005. “Uma idéia é que os pesquisadores e professores ligados ao INRIA possam estar aqui e trocar informações e experiências. Nós do Proderj podemos aprender bastante com as pesquisas e a tecnologia desenvolvida pelos franceses. Até mesmo softwares em comum podem surgir dessa cooperação”, concluiu Tereza.

 

O INRIA, criado em 1967 em Rocquencourt, próximo a Paris, é uma instituição de caráter científico e tecnológico ligada ao Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Pesquisa e ao Ministério da Economia, Finanças e da Indústria franceses.  

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes