O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - 09 de setembro de 2004
Publicado em: 09/09/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - 09 de setembro de 2004

Paes de Carvalho e Wolfgang Pfeiffer: Professores Eméritos 

Os pesquisadores Antônio Paes de Carvalho e Wolfgang Christian Pfeiffer receberão nesta sexta-feira, 10 de setembro de 2004, o título de professores eméritos da UFRJ, em sessão solene do Conselho Universitário.

 

Ambos já tiveram seu talento reconhecido anteriormente pela FAPERJ. No ano de 2000, Paes de Carvalho obteve auxílio para a infraestrutura de empresas instaladas na Incubadora Bio- Rio, o primeiro Parque Tecnológico da América Latina voltado para o setor de biotecnologia. Já Pfeiffer recebeu auxílio para um estudo sobre contaminação ambiental dos reservatórios de abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro. 


Educação Municipal em foco

Será realizada em 22 de setembro de 2004, das 10h às 12h30, na Uerj, a Sétima Conferência com as Secretárias Municipais de Educação, com a participação das secretárias de Piraí, Sandra Gomes Simões, e de Vassouras, Magda Elaine S. Capute Cabral. As conferências destinam-se a reunir relatos de experiências de dirigentes municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro. A Uerj fica na Rua Sâo Francisco Xavier, 524, Maracanã. O evento, que tem apoio da FAPERJ, acontece no Auditório 111, no 11 andar.

Economia no poder e eleições em debate

O economista José Carlos de Assis, que com o apoio da FAPERJ produziu a Cartilha do Momento pela Paz Mundial com Pleno Emprego, é um dos entrevistados do programa Tome Ciência sobre "Economia no Poder", que vai ao ar até 12 de setembro de 2004. O programa discute até onde vai a ciência econômica e onde começa a ideologia e tenta delimitar fronteiras entre a política e a economia. Além de Assis, também participam do debate Eli Diniz, professora titular de ciência política do Instituto de Economia da UFRJ, Mario Possas, professor titular do Instituto de Economia da UFRJ e Fernando Cardim de Carvalho, professor titular do Instituto de Economia da UFRJ.

A partir do dia 13 de setembro, vai ao ar o programa sobre eleições, que discutirá metodologias de pesquisa e marketing eleitoral, entre outras contribuições da ciência nas estratégias de campanhas eleitorais. Os participantes são: Cid Pacheco, publicitário e professor de Comunicação Política e Eleitoral na UFRJ; Marcus Figueiredo, diretor de Pesquisa do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj); Maurício de Vasconcellos, professor de pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE; Marco Antônio Souza Aguiar, diretor da empresa Methodos de consultoria de pesquisa.

O Tome Ciência é veiculado na Rede STV (Sesc/Senac), no canal 54 da Net (no Rio), no canal 3 da Sky, no 211 da DirecTV e no 10 do Tecsat. O conteúdo inédito de cada programa é exibido às segundas-feiras, às 23h, com reapresentações durante a semana nos seguintes horários: terça, 13h; quarta, 19h30; quinta, 06h30, sexta, 17h, sábado, 15h30; e domingo, 00h. Mais informações em www.tomeciencia.com.br.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes