O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Conselho Superior deve indicar novos diretores até o início de julho
Publicado em: 17/05/2018 | Atualizado em: 13/06/2018
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Conselho Superior deve indicar novos diretores até o início de julho

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (17.05), na sede da FAPERJ, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS) e Presidente interino da FAPERJ, Gabriell Neves, em conjunto com os titulares e suplentes do Conselho Superior da instituição definiram um cronograma de datas para a composição da lista tríplice que será encaminhada ao Governador pelo Secretário com os nomes dos pesquisadores que poderão ocupar os cargos. Assim, foi definido que até o início de julho os novos diretores Científico e de Tecnologia já estarão exercendo as funções.
Reunido nesta quinta (17/5), o Conselho Superior da FAPERJ
estabeleceu cronograma para definir os novos ocupantes das
diretorias "Científica e de "Tecnologia" da instituição
   
Gabriell Neves, ao dar início à reunião, reafirmou aos conselheiros a impossibilidade legal da prorrogação dos mandatos dos Diretores Científico e de Tecnologia da FAPERJ. Para tanto, manifestou seu respeito à Comunidade Científica do Estado do Rio de Janeiro, de forma a tranquilizar à plena manutenção da institucionalidade da Fundação. “Estou aqui como protetor da FAPERJ. O que sair das diretrizes deste Conselho, eu seguirei. Somente o Conselho Superior da instituição pode indicar nomes para compor a lista tríplice. O Conselho é soberano, o colegiado é soberano, e eu vou respeitar a decisão do Conselho. Cabe ressaltar, que na vacância das duas Diretorias, conforme normas que regem a FAPERJ, o Presidente e o Diretor Administrativo permanecem garantindo que todos os processos e bolsas tramitem nos termos usuais, não permitindo qualquer tipo de interrupção. O Presidente da FAPERJ, a Secretaria Administrativa e os Coordenadores de Áreas estão trabalhando para evitar qualquer descontinuidade de processos em andamento. Tão logo o Conselho Superior delibere em relação à lista tríplice, atuarei no sentido de que a nomeação dos novos diretores aconteça o mais breve possível”, afirmou o Secretário.
A partir da esq., padre Josafá, o Secretário Gabriell
Neves e o presidente do Conselho Superior, Jacob Palis
Após entendimento, por unanimidade, foi definido que com base na Instrução Normativa que estabelece regras para a escolha dos mais qualificados para compor a lista tríplice, que o Comitê de Busca (composto por 3 membros Titulares do Conselho Superior), receberá as propostas com os nomes dos candidatos para as Diretorias. “Com sabedoria, consenso, calma e parcimônia os membros vão chegar aos nomes dos pesquisadores mais qualificados para ocupar os cargos”, disse a conselheira Angela Uller. 
O presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Jacob Palis Junior, ressaltou que o Rio de Janeiro há muitos anos brilha nas pesquisas dentro e, até mesmo fora do País. “Os nossos pesquisadores têm extrema relevância no contexto social das pesquisas e publicações. Tenho certeza que a comunidade científica irá contribuir muito para alavancarmos mais o fomento às pesquisas”.   
Ao encerrar a reunião, Gabriell reiterou que a FAPERJ não está parada e que ele continuará empenhado em manter o pagamento de todas as bolsas, bem como os trabalhos para restabelecer o pagamento de todos os auxílios devidos. Propôs ainda, que o Conselho estude e defina prioridades, dentro das possibilidades financeiras do governo, para que seja possível estabelecer melhorias junto à Comunidade Científica.
CRONOGRAMA:
23.05 – Publicação no Diário Oficial da Instrução Normativa da FAPERJ e abertura  das inscrições para a composição da lista tríplice para os novos cargos de Diretor Científico e Diretor de Tecnologia.
21.05 a 14.06 – Inscrições 
15.06 – Reunião do Comitê de Busca da FAPERJ
28.06 – Reunião com a apresentação das listas tríplices
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes