O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Novos coordenadores de área entram em ação
Publicado em: 25/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Novos coordenadores de área entram em ação

A FAPERJ deverá concluir até o mês de novembro o mais amplo processo de renovação já realizado de seu grupo de coordenadores de área, composto por especialistas encarregados de julgar os pedidos de auxílio e bolsas encaminhados à Fundação. A renovação dessa câmara de especialistas é uma das principais mudanças determinadas e já realizadas pela atual presidência da FAPERJ.

Para o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, os coordenadores são agentes de primeira linha entre aqueles que, ligados à Fundação, dão credibilidade às ações da instituição. “O trabalho dos coordenadores é fundamental para a instituição, que busca a maior transparência e isenção possíveis no processo de atribuição de bolsas e auxílios à comunidade de instituições e pesquisadores apoiada pela FAPERJ”, disse Rocha Filho.


A Fundação espera substituir, até o final de novembro, uma parte significativa dos 23 coordenadores de área. Durante esse período de transição, os novos titulares estarão convivendo com aqueles que se preparam para deixar a Fundação. O objetivo é estimular a troca de informações entre os dois grupos para acelerar o processo de adaptação dos novos coordenadores. Outra proposta em discussão é a reunião, em grupos, de coordenadores de áreas afins, a exemplo do que já vinha sendo feito, de maneira informal, pelos coordenadores na área das engenharias. A idéia inicial é agrupar os coordenadores em quatro áreas distintas: Engenharias; Biológicas e Agrárias; Humanas; e Exatas e da Terra.


No processo de julgamento dos projetos submetidos à Fundação, os coordenadores designam pareceristas e assessores ad hoc para opinar sobre o mérito das propostas de pesquisadores. Segundo o diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima, o tema da renovação desses assessores e pareceristas – grupo que passou por poucas mudanças nos últimos anos – deverá ser abordado em reuniões futuras com os novos coordenadores.


Coordenador da área de Informática, Julius César Barreto Leite, da UFF, que está deixando a Fundação, afirma que a experiência de ter passado cerca de quatro anos na FAPERJ lhe permitiu conhecer, em nível maior de detalhe, a comunidade carioca e nacional de pesquisadores. “Fiquei surpreso com a qualidade dos projetos encaminhados ao órgão, em sua grande maioria, de surpreendente qualidade técnica”.


Olaf Malm, professor e pesquisador da UFRJ na área de Ecologia e Meio Ambiente, se disse honrado com o convite para integrar o novo grupo de coordenadores da Fundação. “Depois de sete anos trabalhando como editor de meio ambiente na revista Ciência Hoje, onde analisava o mérito de artigos científicos, tenho pela frente, com esse convite da FAPERJ, um novo desafio que me traz grande motivação”. A lista de bolsas e auxílios julgados pelos coordenadores de área não inclui as linhas de Auxílio à Editoração (APQ3), Apoio a Acervos (APQ4), Editais, programas Especiais e Programas Orientados.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes