O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Em evento na sede do programa Startup Rio, FAPERJ anuncia os classificados para a 2ª fase
Publicado em: 30/05/2019 | Atualizado em: 31/05/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Em evento na sede do programa Startup Rio, FAPERJ anuncia os classificados para a 2ª fase

Por Ascom Faperj

O secretário estadual de C,T&I, Leonardo Rodrigues, participou
da cerimônia do anúncio dos classificados para a 2ª fase do
programa, na sede do 
Startup Rio (Foto: Claudia Jurberg)

Em evento realizado na sede do programa Startup Rio, no Catete, foi anunciado nesta quinta-feira, dia 30 de maio, às 17h, o resultado dos classificados para a segunda fase do Programa Startup Rio 2019. Foram 45 startups classificadas para a segunda etapa, que serão beneficiadas com fomento de até R$ 96 mil cada, concedidos, durante 12 meses, no valor total de R$ 4.416.000,00 pela FAPERJ. Nesse período, os selecionados serão acompanhados por mentores do Startup Rio para concepção e desenvolvimento dos seus produtos. 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, parabenizou a todos os empreendedores da quarta edição do Startup Rio, independente da classificação na segunda fase. "Vocês realmente são vencedores", afirmou. Em seguida, agradeceu: "Muito obrigado por ter a oportunidade de estar aqui com vocês. Nosso compromisso é de garantir as condições para que essas mentes brilhantes continuem surgindo. E nós vamos avançar cada vez mais. Que vocês estejam sempre atentos e saibam o que é melhor e qual a sua capacidade, até onde podem chegar. Tenho certeza de que em breve daqui vão sair não somente grandes empresários, mas grandes brasileiros, cidadãos e pesquisadores."

Lançado em junho de 2018, esta edição do Programa teve 222 projetos candidatos inscritos. Destes, 82 foram selecionados e anunciados em novembro de 2018 para participarem da sua primeira fase, que durou dois meses. Nesta primeira etapa, os empreendedores passaram por um programa de aprendizado com workshops sobre Business Model Generation (BMG), Canvas de Concorrência e Canvas de Desenvolvimento de Produto, ou seja como utilizar ferramentas para entender de forma rápida um plano de negócios. Em resumo: tiveram a oportunidade de aprender como modelar seu negócio para torná-lo viável durante um processo intenso. Pouco mais de 5% deles entenderam que não teriam sucesso e desistiram ainda nesta fase. 

A partir da esquerda, o coordenador do programa Startup Rio,
Paulo Espanha; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva; e
o diretor de Tecnologia da Fundação, Mauricio Guedes

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, participou da cerimônia e avaliou positivamente a iniciativa. “O programa Startup Rio é essencial para completar o ecossistema de ciência e inovação do estado do Rio de Janeiro apoiado pela FAPERJ, que se inicia no apoio à pesquisa de excelência nas Instituições de Ciência e Tecnologia e apoia, na ponta final, empresas de base tecnológica, parques tecnológicos e startups”, disse.

Para o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes, o Startup Rio cumpre um importante papel, ao focar o apoio a negócios na fase inicial de ideação e, alimentando assim, todo o ecossistema de geração de empresas inovadoras no estado. "Nesta edição, demos um importante passo tambem ao levar o projeto a outras regiões do estado, com operações em Petrópolis e Barra Mansa", disse Guedes.

Paulo Espanha, coordenador do Startup Rio, destacou que o programa acompanha tendência internacional ao fomentar a criação de empresas de base tecnológica. "Com a possibilidade de fomentar e direcionar o florescimento de empresas de base tecnológica, seguindo as tendências mundiais em médio prazo, o programa Startup Rio cumpre o propósito de ser um dos maiores instrumentos de inovação do governo do estado do Rio, trazendo os temas mais relevantes como IoT, BigData, Inteligência Artificial e BlockChain, apenas para falar de alguns", ressaltou.   

O Programa Startup Rio é uma iniciativa público-privada do Estado do Rio de Janeiro para fomentar a cultura do empreendorismo, transformando o estado em um polo de referência internacional em tecnologia digital. Games, saúde e educação serão áreas beneficiadas. Neles, tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial, são utilizadas para melhorar a vida do carioca e de outros brasileiros.

Confira, clicando no link abaixo, a lista das startups que passaram à segunda fase.

Resultado: classificados para a 2ª Fase do programa Startup Rio – 2019 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes