O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - de 29 de outubro a 4 de novembro de 2004
Publicado em: 29/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - de 29 de outubro a 4 de novembro de 2004

Adiado o julgamento do edital Direitos Humanos e Cidadania
Tendo em vista o grande número de projetos apresentados e a dificuldade de se compor um comitê avaliador que abranja a grande variedade de temas abordados, a FAPERJ não divulgou o resultado do edital Direitos Humanos e Cidadania na data prevista, 25 de outubro. Para garantir uma avaliação criteriosa, que atenda à excelência da demanda da comunidade científica fluminense, o comitê será composto por pesquisadores de alto nível, com perfis acadêmicos bastante específicos e vinculados à instituições de fora do Estado do Rio de Janeiro. Uma nova data de divulgação dos resultados será anunciada oportunamente.

O edital, lançado dia 18 de agosto, recebeu um total de 76 propostas. O objetivo do programa é estimular, apoiar, promover e divulgar a realização de pesquisas que versem sobre a temática dos Direitos Humanos e de Cidadania, cujos resultados possam ser operacionalizados em políticas e medidas a serem adotadas nessa área pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo poder público em geral.

 

 

Roquette-Pinto em exposição

As diversas realizações de Edgard Roquette-Pinto (1884-1954) ao longo de sua vida são o tema da exposição Roquette-Pinto: um mestre brasilianista. A mostra, em cartaz na Casa da Ciência/UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo) até 14 de novembro, está aberta para visitação pública gratuita de terça a sexta-feira, de 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. A exposição reúne fotos, charges e caricaturas, uma oficina de rádio para crianças, mesas-redondas e exibição de filmes educativos e científicos.

 

Fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro – atual Rádio MEC –, da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Nacional de Cinema Educativo/INCE, Roquette Pinto também foi médico, antropólogo, historiador e divulgador de ciência, diretor do Museu Nacional e educador. Saiba mais sobre a exposição.

 

 

Raça, sexualidade e saúde

As relações entre etnicidade, raça, gênero e sexualidade são o tema do Seminário Internacional Raça, Saúde e Sexualidade - perspectivas regionais, que será realizado entre 3 e 5 de novembro, na Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. O evento é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro de Estudos Afro-Brasileiros (CEAB). As vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones: (21) 2516-2916 e (21) 2516-3608 ou pelo site do evento.

Olimpíada de Astronomia
Foram entregues, em 26 de outubro, os certificados de participação da VII Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). O evento, apoiado pela FAPERJ, teve a participação de 5247 estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Ao todo, 286 alunos de escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro participaram da OBA, que em breve selecionará uma equipe de cinco estudantes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia.

Materiais e tecnologias não-convencionais
Entre os dias de 29 de outubro e 3 de novembro será realizada a Conferência Brasileira de Materiais e Tecnologias Não- Convencionais (Brasil-NOCMAT 2004), na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de alimentos da USP, na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. O tema da conferência será moradias de interesse social e temas relativos. Além disso, durante o evento serão apresentados exemplos bem sucedidos de transferência de tecnologias sustentáveis. O Brasil-NOCMAT 2004 será seguido da Conferência Internacional de Materiais e Tecnologia Não-Convencional, que será realizada em 2005, na cidade do Rio de Janeiro. Para se inscrever acesse o site da conferência.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes