O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Redes Temáticas de Inteligência Artificial ganham apoio por meio de edital
Publicado em: 03/12/2020 | Atualizado em: 23/12/2020
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Redes Temáticas de Inteligência Artificial ganham apoio por meio de edital

Por Ascom Faperj*
* Texto atualizado em 21/12/20

A FAPERJ lançou, nesta quinta-feira, dia 3 dezembro, o Edital Nº 10/2020 – Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial, que busca apoiar a formação de redes temáticas de pesquisa cooperativa em projetos científicos e tecnológicos de forma a estimular a parceria de pesquisadores e lideranças de Universidades ou Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Empresas públicas e privadas bem como Órgãos de governo, com objetivo de posicionar o Estado do Rio de Janeiro como um centro de excelência e referência em inovação frente aos desafios da revolução digital. O prazo para submissão de projetos foi estendido até 07 de fevereiro. 

Fruto de uma ação conjunta entre as Diretorias Científica e de Tecnologia da Fundação, o edital busca fomentar o processo de desenvolvimento tecnológico e de inovação em suas diferentes fases, isto é, desde a pesquisa básica até a introdução de bens e serviços no mercado. O estímulo à formação de redes reforça o caráter sistêmico da iniciativa e tem como alvo um dos principais gargalos do ecossistema de inovação fluminense: a desarticulação entre os diferentes atores ligados à inovação no estado.

Além disso, em sintonia com a nova forma de atuação da Diretoria de Tecnologia, o edital não se restringe a um setor específico, mas visa explorar um cluster de tecnologias pervasivas que pode apoiar de forma transversal diversos setores e atividades econômicas. Neste sentido, o programa busca aproveitar a base de conhecimento de excelência na área já instalada no estado com intuito de expandir a fronteira científica e tecnológica e induzir a transferência de tecnologia para o mercado, gerando inovações incrementais e disruptivas.

O sucesso da inciativa, portanto, pode contribuir para o Estado do Rio de Janeiro se tornar referência no campo da Inteligência Artificial e para a Transformação Digital de empresas e do setor público, bem como auxiliar na diversificação da economia fluminense, diminuindo sua dependência da extração de petróleo.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o edital de Redes na área de Inteligência Artificial se soma a dois outros editais recentes lançado pela Fundação – de Nanotecnologia e de Pesquisa em Saúde – que apostam na formação de Redes, já que o estado do Rio de Janeiro possui massa crítica de excelência e que podem impactar no seu desenvolvimento social e econômico.

Para Lima Silva, a Inteligência Artificial está presente cada vez mais em todos os setores da sociedade, incluindo a medicina, a indústria 4.0, petróleo e gás, energias renováveis, agricultura, transporte, comunicação, educação, cultura, entretenimento, turismo, entre outros. "Especialmente em um mundo alterado pela pandemia, o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial torna-se crucial. Além disso, esse edital tem a virtude de colocar em sinergia pesquisadores e inovadores, por um lado, e, por outro, a infraestrutura já instalada em instituições como UFRJ, LNCC etc. E a formação de Redes é o modo mais eficaz para evitar a pulverização de recursos e otimizar a interação entre o que há de mais avançado nessa área”, disse.

A FAPERJ irá apoiar até 3 (três) Redes, com um orçamento de até R$ 8 milhões para todo o Edital.

Confira a íntegra do edital no endereço abaixo:

Edital Nº 10/2020 – Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial 
ERRATA - Foram realizadas alterações nos seguintes itens: 2.Composição das Redes e Sistema de Governança; 7.3.1 Critérios de avaliação; 10. Itens Financiáveis; e no Anexo I.
Nota: as alterações podem ser verificadas no corpo do edital.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes