O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Abertas as inscrições para bolsas de IC, TCT e Pós-Doutorado Sênior
Publicado em: 06/05/2021 | Atualizado em: 05/07/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Abertas as inscrições para bolsas de IC, TCT e Pós-Doutorado Sênior

Por Ascom Faperj

A Fundação divulga nesta quinta-feira, 09 de maio, as chamadas dos programas de bolsa de Iniciação Científica (IC), Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) e Pós-doutorado Sênior. A partir de 2021, os editais de bolsas de IC terão apenas uma chamada anual, ao contrário do que foi praticado até 2019.

A exemplo do que ocorreu com o programa de IC, a bolsa TCT assumiu o mesmo formato. A partir de 2021, a indicação do bolsista será feita apenas após a aprovação do projeto submetido. “A principal motivação para essa mudança é a alta taxa de desistência dos bolsistas entre o período de indicação e implementação da bolsa. Com isso, muitos orientadores contemplados precisavam pedir uma substituição antes mesmo da bolsa ser implementada, e, no pior dos casos, perdendo a bolsa por não ter tempo hábil de encontrar um substituto”, comenta Daniel Almeida, assessor da Diretoria Científica.

Com o novo formato isso vai ser evitado, uma vez que a indicação poderá ser feita em até três meses após a divulgação dos resultados. Isso também dá mais flexibilidade aos Coordenadores, que podem realizar processos seletivos. “O foco do TCT é nos Coordenadores e seus projetos. Cabe a eles a decisão de convidar um bolsista que atenda aos critérios de elegibilidade” diz a assessora da Diretoria Científica Carmen Pazos Moura. A estimativa é que, seguindo os números do IC, o período entre a indicação e a implementação seja também reduzido em até 80%.

Outro programa que teve seu formato alterado é o programa de Pós-doutorado Sênior 2021, que agora contará com um edital próprio. Destinado a Programas de Pós-graduação Stricto sensu sediados no Estado do Rio de Janeiro de conceitos Capes 4, 5, 6 ou 7, essa modalidade concederá bolsas especiais a doutores seniores (mais de cinco anos de titulação contados a partir da data de lançamento do edital) com destacado desempenho acadêmico.

De acordo com a diretora Científica, Eliete Bouskela, as mudanças têm o objetivo de facilitar a obtenção destas modalidades de bolsa pelos pesquisadores. "Acreditamos que as mudanças irão fomentar o interesse na ciência, no caso das bolsas IC, facilitar o andamento do trabalho nos Laboratórios, no caso das bolsas TCT e manter os nossos Doutores nos Laboratórios", disse.

O prazo para submissão de projetos aos 3 editais foi prorrogado e agora vai até o dia 16 de julho.

Confira abaixo o conteúdo dos editais: 

Edital FAPERJ Nº 05/2021 – Bolsa de Iniciação Científica (IC)

Edital FAPERJ Nº 04/2021 Treinamento e Capacitação Técnica (TCT)

Edital FAPERJ Nº 06/2021 – Pós-Doutorado Sênior (PDS)



 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes