O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia lançamento de edital inédito destinado à Mobilidade Urbana
Publicado em: 20/05/2021 | Atualizado em: 12/07/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ anuncia lançamento de edital inédito destinado à Mobilidade Urbana

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 20 de maio, o lançamento do edital Programa Apoio à Projetos Científicos e Tecnológicos em Mobilidade Urbana - 2021. A iniciativa tem como objetivo fortalecer e incentivar ações científicas e tecnológicas nesse tema. Nos últimos anos, no Estado do RJ, com o aumento do transporte individual motorizado, as condições de mobilidade da população vêm sofrendo grande degradação. A diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, aponta a importância do lançamento do programa. “A Mobilidade Urbana é um dos temas mais importantes de pesquisa no mundo de hoje. Os desafios para a melhora da mobilidade são diversos e fazê-la de forma sustentável e equânime para uma população tão grande quanto à fluminense é, sem dúvida, uma questão multidisciplinar de grande complexidade”. O prazo para submissão de propostas foi prorrogado e agora vai até 23 de julho de 2021.

O edital prevê o apoio a projetos científicos e tecnológicos em Mobilidade Urbana, com duração de 36 meses, buscando incentivar a realização de projetos em pesquisa básica, Engenharia, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciência da Computação, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Os recursos alocados para o financiamento dos projetos aprovados são da ordem de R$ 30 milhões.

Entre as exigências do edital está a necessidade de que os proponentes sejam Pessoa Física ou Pesquisador que possua vínculo funcional ou empregatício com Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) ou Empresa Pública Brasileira residente ou sediada no Estado do Rio de Janeiro; ou Empresa Privada Brasileira de Pequeno e Médio Porte ou Microempreendedor Individual, residente ou sediada no Estado do Rio de Janeiro.

O presidente da FAPERJ ressalta que o edital de fomento à Mobilidade Urbana foi inicialmente elaborado antes da pandemia provocada pela Covid-19. E que diante do atual cenário, ele ganha ainda mais força e urgência. “É fundamental o desenvolvimento de novas tecnologias para um transporte sustentável e seguro para a população do nosso estado”, afirmou Jerson Lima.

Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, a tecnologia e a inovação se conectam com os mais diversos setores que vão desde a informática, passando pela educação, saúde, turismo e chegando, logicamente, na mobilidade urbana. “Ampliar as opções de meios de transportes através da mobilidade urbana é essencial para avançarmos na redução da poluição, do tempo gasto da população em deslocamentos e inclusive na diminuição de acidentes provocados por veículos automotores. A Secti apoiará sempre editais que têm as premissas de facilitar e otimizar de forma consciente, inteligente e sustentável modelos de transportes como o previsto neste edital”, destacou.

Confira a íntegra do Edital e seus anexos no endereço a seguir:  

Edital FAPERJ Nº 11/2021 – Programa de Apoio à Projetos Científicos e Tecnológicos em Mobilidade Urbana

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes