40 anos do golpe
Foram lançados na última quinta-feira, 16 de dezembro, os anais do "Seminário 1964-2004 - 40 Anos do Golpe: ditadura militar e resistência no Brasil", promovido em março pela UFRJ, a UFF, a Fundação Getúlio Vargas (CPDOC) e o Arquivo Público do Estado do RJ. O seminário foi um dos maiores eventos acadêmicos realizados no país sobre os 40 anos do golpe, reunindo 42 pesquisadores brasileiros e dois estrangeiros, 466 inscritos e dezenas de ouvintes.
Os anais, publicados com o apoio da FAPERJ, reproduzem 34 comunicações apresentadas no seminário. Saiba mais na seção Livros.
Parque Paleontológico de Itaboraí faz aniversário
O nono aniversário do Parque Paleontológico de Itaboraí foi comemorado no último domingo, 19 de dezembro, com a presença maciça da comunidade local, representantes da Prefeitura, do Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio de Janeiro e de pesquisadores. A banda da Prefeitura contribuiu para o sucesso da festa.
Presente ao evento, o secretário de Meio Ambiente Heleno Cruz mostrou-se muito disposto a investir esforços na revitalização do parque. Os pesquisadores que desenvolvem estudos geológicos, arqueológicos e paleontológicos no local, estes últimos ligados ao Instituto Virtual de Paleontologia do Estado do Rio de Janeiro (IVP/FAPERJ), visitaram as trilhas que estão sendo abertas pela Prefeitura.
Recentemente, a TVE produziu uma reportagem sobre o parque, que será transmitida na UTV, canal 16, às 21 horas do dia 24 de dezembro.
Uerj inaugura laboratório de física ligado ao Grid
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugurou, nesta segunda-feira, 20 de dezembro, o laboratório T2 Hepgrid Brasil, que se conecta à rede de computadores Global Resource Information Database (Grid). A Grid interliga centenas de instituições de pesquisa da área de Física de Altas Energias em 50 países e permite a transmissão de dados em altíssima velocidade.
A Grid é uma arquitetura de computação que permite compartilhar máquinas e armazenar e distribuir dados pelo mundo. O novo laboratório da Uerj, que tem 200 máquinas, permitirá a físicos da Uerj se integrarem a uma pesquisa em rede com dois mil físicos de todo o mundo sobre a origem das massas das partículas elementares.
Em uma demonstração feita no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em novembro, com a participação da Uerj, foi possível transmitir dados a 101 Gbites/segundo, durante uma hora. "Nesse período e a essa velocidade, pode-se transmitir toda a informação contida na Biblioteca do Congresso Americano", comparou o professor do Instituto de Física da Uerj Alberto Santoro, um dos responsáveis pelo projeto.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes