Por Ascom Faperj
A Fundação divulga nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o resultado do Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro – 2021, foram selecionados 142 projetos. Inicialmente a previsão de financiamento do edital era de até R$ 50 milhões, mas frente a alta demanda qualificada que submeteu propostas, 230 projetos foram enviados, a diretoria e o Conselho Superior da FAPERJ, junto a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), não mediram esforços para que o valor total destinado ao financiamento dos projetos fosse ampliando, chegando à marca de R$ 74,99 milhões em investimentos na pesquisa fluminense. Esse foi o maior orçamento já destinado a esta modalidade de auxílio.
Vinte e três instituições tiveram propostas contempladas, com destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 60 propostas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 21 propostas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com 13 propostas, e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com 10 propostas. As demais propostas beneficiadas ficaram distribuídas entre outras 19 instituições, o que indica o grande alcance do programa em promover o fortalecimento da capacidade de investigação científica nas instituições fluminenses.
O Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro visa, prioritariamente, a obtenção de recursos de custeio necessários aos projetos e estimular a realização de projetos de pesquisa temáticos audaciosos, inovadores e originais em áreas temáticas de fronteira que visem à obtenção de resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto.
Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, comemorou o anúncio do resultado do edital. "É muito gratificante finalizar o ano com mais de 100 projetos aprovados e todos pensados na mudança e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esses trabalhos, não só na área de área de tecnologia e inovação, mas também saúde, meio ambiente, entre outros, recebem nosso total apoio porque acreditamos num Estado que caminha e cresce junto para obter grandes resultados para a nossa sociedade, fala Dr. Serginho, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o Apoio a Projetos Temáticos é um dos mais importantes para o apoio a grupos consolidados de excelência do estado do Rio de Janeiro. “O edital teve uma alta demanda o que levou o Conselho Superior a já aprovar um novo edital para o primeiro semestre de 2022. É um programa com prazo de execução de 4 anos e que tem como principal objetivo elevar a qualidade da produção de conhecimento no nosso estado”, disse.
A diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, ressaltou que a particularidade mais significativa deste edital é que ele investe no fomento a pesquisas, cuja abordagem é mais específica e direcionada. "Esse tipo de iniciativa possibilita que o pesquisador fluminense possa aprimorar sua produção científica com resultados inovadores e de maior impacto na pesquisa fluminense e nacional".
Confira, abaixo, a listagem completa dos contemplados:
Resultado: Edital FAPERJ Nº 28/2021 – Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes