Aline Salgado
Fundador da startup Manda Bem, Marcos Castro é o próximo entrevistado, na segunda-feira, dia 7, às 11h30 |
Desde novembro do ano passado, a Fundação conta com um Boletim Faperj também no rádio, que vai ao ar todas às segundas-feiras, às 11h30, na Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM). Neste mês, a parceria com a rádio prossegue com destaque para projetos da área de tecnologia apoiados pela FAPERJ. O Boletim é apresentado pela jornalista e pesquisadora Claudia Jurberg.
“É um imenso prazer ter o Boletim Faperj na programação da Rádio Roquette-Pinto. Não fazia sentido FAPERJ e Roquette-Pinto não caminharem juntas. São duas entidades importantes para o desenvolvimento e veiculação dos bons projetos educativos. Com essa parceria, todos ganham, principalmente a população do Rio de Janeiro", afirma Thiago Gomide, diretor-presidente da Rádio Roquette-Pinto.
Fundador da Startup Manda Bem, Marcos Castro é um dos entrevistados desta edição do boletim. A empresa é especializada em frete para e-commerce e foi acelerada pelo Programa Startup Rio, da FAPERJ, em 2017. O projeto de Castro foi um dos 10 cases de sucesso apresentados no Demo Day, evento que mostra os melhores exemplos de um programa de aceleração de startups.
O Boletim Faperj também traz a história de duas empresas fundadas por alunos de instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro: AlQualis e Potentia Assessoria e Consultoria Política. Ambas receberam recursos da FAPERJ, por meio do programa Apoio às Empresas Juniores no Estado do Rio de Janeiro.
Pesquisadora do Laboratório de Café do Instituto Federal de Educação e Ciência Fluminense (IFF), Thatiana Borges representa a AIQualis. Ela revela como a empresa júnior está ajudando os produtores de café de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte do estado. Já Marina Kueble, que atua na primeira empresa jr. de Ciência Política da Região Sudeste, a Potentia, conta um pouco sobre os planos de crescimento para esse ano.
Outro projeto que terá espaço na programação da Rádio Roquette-Pinto é o Caiapé Jardins Flutuantes. Desenvolvido por pesquisadores das áreas de Biotecnologia e Ciências Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da área de Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto alia o paisagismo à recuperação ambiental. Engenheira florestal e bolsista FAPERJ, Glacielen Ribeiro dá mais detalhes sobre a pesquisa.
O Boletim Faperj convidou também para um bate-papo Mônica Santos Dahmouche, do Museu Ciência e Vida – Fundação Cecierj, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense). Ela revela um pouco da programação do podcast Ciência Para Ouvir, voltado à Divulgação Científica. O podcast é um dos contemplados no edital FAPERJ de Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil.
É possível acompanhar as novidades sobre a FAPERJ sintonizando 94.1 FM no rádio, todas às segundas-feiras, às 11h30. Ou então, pelo site da Roquette-Pinto e também pelas redes sociais da FAPERJ. Lá você consegue acessar todas as edições do Boletim FAPERJ na Roquette-Pinto.
Confira a programação, sempre às 11h30:
07/02 - Marcos Castro - Startup Manda Bem
14/02 - Thatiana Borges - AIqualis - IFF
21/02 - Marina Kueble - Potentia - UniRio
28/02 - Mônica Dahmouche - Museu Ciência e Vida / Fundação Cecierj (Caxias)
07/03 - Glacielen Ribeiro - Caiapé Jardins Flutuantes - Uenf
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes