Por Ascom Faperj
Museu da Geodiversidade, no campus da UFRJ, na Ilha do Fundão: acervo reunindo coleções de fósseis, minerais, rochas e reconstituições de animais extintos ganhou videorreportagem que pode ser conferida no canal da FAPERJ no YouTube |
A FAPERJ lança nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o seu Canal no YouTube. A iniciativa dá continuidade à estratégia de expansão da presença da FAPERJ nas redes sociais. O projeto é inaugurado após três meses de gravações durante os quais foram produzidos cerca de uma dezena de videorreportagens, que agora estarão disponíveis para visualização. Ao acessarem o canal pela primeira vez, os visitantes assistirão (apenas nessa primeira incursão) uma breve mensagem de boas-vindas do presidente da FAPERJ, Jerson Lima.
Entre os assuntos abordados nas primeiras reportagens que os internautas poderão conferir estão pesquisas relacionadas à origem da obesidade realizadas no Laboratório de Fisiologia Endócrina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e estudos conduzidos no Laboratório de Biologia Celular do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) sobre o vírus da Zika e os casos de microcefalia. Outros temas tratados no primeiro bloco de vídeos disponibilizados incluem uma logtech carioca, a “Manda Bem”, startup que trabalha com a intermediação de envios de produtos vendidos por pequenos e médios e-commerces; um trabalho de pesquisa com algas, utilizadas como um importante bioindicador ambiental; o lançamento do guia, intitulado "Fruta, verdura ou legume?, que revela as curiosidades sobre plantas que fazem parte do cotidiano; e o Museu da Geodiversidade, um espaço pouco conhecido localizado no campus da UFRJ na Ilha do Fundão, que apresenta um pouco da história e da evolução do Planeta Terra ao longo de 4,5 bilhões de anos.
Com o aumento do acesso à Internet por meio de dispositivos móveis, as redes sociais ganharam um papel fundamental na geração de conhecimento de marcas e produtos. As mídias sociais, assim, acabaram por se constituir em ferramentas fundamentais para a divulgação de ações e iniciativas de empresas, tanto do setor privado quanto do público. Relatórios produzidos ao longo dos últimos anos por agências especializadas sobre a penetração da Internet e das redes sociais pelo mundo mostram que os brasileiros mantêm forte presença nessas redes.
Reunião da equipe do Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica (NDCT) da FAPERJ: impulso nas redes sociais com inauguração de videorreportagens e minidocs no Canal da FAPERJ na Web |
Para o coordenador de Comunicação e Jornalismo da FAPERJ, Paul Jürgens, a produção e divulgação de videorreportagens sobre pesquisas e estudos desenvolvidos em universidades e outras instituições de ensino e pesquisa no Estado do Rio de Janeiro irão ampliar o contato da população com a ciência, a tecnologia e a inovação. “Com o lançamento do canal da FAPERJ no YouTube, nosso objetivo é oferecer, por meio dessas reportagens, exemplos de pesquisas importantes que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, diz Jürgens. “É imperativo aproximar o público dos cientistas, para mostrar que a ciência, a tecnologia e a inovação podem estar ao alcance de todos, e também como forma de expandir nossa capacidade de exercer uma cidadania plena. A FAPERJ é a principal agência de fomento à pesquisa no estado, mantida com verbas do governo estadual, sendo um importante motor para descobertas de produtos, processos e inovações que impactam diretamente o nosso dia a dia”.
A FAPERJ começou a marcar presença nas redes sociais em 2010, por meio do Twitter. Em 2012, a Fundação entrou no Facebook, mas só em 2021, passou a contar com perfis também no Instagram e no LinkedIn. Agora, a chegada do Canal da FAPERJ no Youtube marca uma nova etapa na presença da Fundação nas redes sociais.
A estimativa inicial de produção é de uma reportagem semanal, no formato de minidocumentário, de 5 e 10 minutos de duração cada, pautada antecipadamente pelo Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica (NDCT) da Fundação, que engloba os trabalhos de Comunicação e Jornalismo da FAPERJ. As reportagens poderão abordar todas as áreas do conhecimento, privilegiando projetos, processos, produtos e serviços que tenham recebido financiamento direto da Fundação. A realização de vídeos tutoriais, para orientar pesquisadores e empreendedores em tarefas como, por exemplo, o preenchimento de formulários, também deverão entrar na pauta de assuntos a serem abordados pelo canal no futuro.
Confira o canal da FAPERJ no YouTube clicando aqui
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