O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rocha Filho: geração de conteúdo é essencial para inclusão digital
Publicado em: 24/02/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rocha Filho: geração de conteúdo é essencial para inclusão digital

A RedeRio/FAPERJ foi o principal assunto da apresentação feita pelo diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, no painel inaugural da conferência A Oportunidade da Internet Sem Fio Para as Comunidades Carentes da América Latina, realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Hotel Marriot, no bairro de Copacabana. Ao longo de sua apresentação, Rocha Filho fez um breve histórico da rede, que liga, por meio de uma conexão de alta velocidade, universidades, centros de pesquisa e órgãos públicos do Estado do Rio, e defendeu a geração de conteúdo como um dos principais vetores para a utilização da internet como instrumento de desenvolvimento econômico e social.

“A inclusão digital não se dá apenas pela criação das condições necessárias para alguém conectar-se à internet. A produção de conteúdo é fundamental para garantir a verdadeira inclusão digital”, disse Rocha Filho. Para o presidente da FAPERJ, o Estado do Rio de Janeiro, dotado de inúmeras instituições voltadas para pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia, deve disponibilizar para a sociedade o conhecimento aqui gerado.

“Temos que buscar a base do conhecimento no complexo universitário e nos centros de pesquisa existentes. Esse parque tecnológico e científico é um patrimônio nosso e a FAPERJ dá sustentação a esse processo ao conectar as instituições com a RedeRio”, disse.

Em sua exposição, Rocha Filho lembrou que a RedeRio atende hoje a cerca de 400 mil usuários. Inaugurada em maio de 1992, a rede foi modernizada recentemente, garantindo o aumento da competitividade do parque científico e tecnológico do Estado do Rio. Com investimentos de R$ 1,5 milhão, montante que permitiu a compra de novos equipamentos em tecnologia GigaEthernet, a RedeRio está a caminho de alcançar 1 Gbps, garantindo maior velocidade de conexão para seus usuários.

“É fundamental que façamos uma reflexão sobre os aspectos que envolvem a questão tecnológica e o conteúdo na rede”, disse. “A inclusão digital não se fará apenas por meio da alfabetização digital, mas, sobretudo, no que toca o conteúdo a ser disponibilizado para a sociedade”, enfatizou.
foto: Vinicius Zepeda
Governadora Rosinha Garotinho abriu a conferência

A solenidade de abertura contou com a participação da governadora Rosinha Garotinho. Em seu discurso, a governadora destacou alguns dos principais projetos na área de informática e de inclusão digital do governo do estado, como a consolidação da Infovia (rede de alta velocidade que cobre todo o território do Estado do Rio) e a abertura de 23 Centros de Internet Comunitária na capital e no interior. O programa do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) Maré Digital, e o projeto Piraí Digital – que conta apoio da FAPERJ – não foram esquecidos por Rosinha.

Ambos estão integrados à RedeRio/FAPERJ. O primeiro, beneficia de 300 a 400 alunos residentes nas favelas do Complexo da Maré, na região Norte da cidade. Já Piraí – cidade do interior do estado - está classificada para a final do Prêmio Mundial Comunidade Inteligente do Ano, concedido pelo Fórum Comunidade Inteligente, cujo resultado será anunciado em junho, em Nova York.

“O cidadão informatizado passa a ser informado de seus direitos, e só assim terá condições de levar uma vida digna”, disse Rosinha. “O surgimento da sociedade da informação a que estamos assistindo pode ser a oportunidade de criar um novo modelo de desenvolvimento alternativo”, frisou.

Estiveram presentes à abertura, além da governadora Rosinha Garotinho, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira; Ana Hofmann, gerente-executiva do Projeto Petrópolis-Tecnópolis; e a presidente do Proderj, Teresa Porto, que também participou como palestrante do painel inaugural do evento.

A Conferência, organizada pelo Wireless Internet Institute, contou com a colaboração do Governo do Estado, Firjan, Unitar Instituto das Nações Unidas Para Pesquisa e Treinamento) e a Força Tarefa das Nações Unidas Para Informação e Comunicação Tecnológicas. O evento é parte da W2i Global Municipal Government and Local Authorities Series. O objetivo da conferência é a construção de um consenso entre líderes locais, executivos da indústria, profissionais de campo e os reguladores envolvidos no desenvolvimento e na execução da tecnologia wireless, para promover os ambientes favoráveis à disseminação de infra-estrutura de internet sem fio nos municípios.   


 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes