O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rocha Filho ministra aula inaugural na Gama Filho
Publicado em: 17/03/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rocha Filho ministra aula inaugural na Gama Filho

“A educação constitui um dos mais importantes elementos na formação de uma cadeia produtiva de desenvolvimento tecnológico. Ela não só traduz a importância dos resultados científicos e tecnológicos para o desenvolvimento econômico, como também serve de elo para o desenvolvimento social”. A opinião é do diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, responsável pela aula inaugural dos cursos superiores de tecnologia na Unidade Candelária da Universidade Gama Filho, na segunda-feira, 14 de março.

 

Com o tema Educação Profissional e Desenvolvimento Tecnológico, a aula de Rocha Filho foi ministrada no dia em que a Universidade Gama Filho completava 66 anos. Alunos e professores dos cursos de Auditoria Fiscal e Tributária, Gestão e Marketing e Rede de Computadores estiveram no auditório da Unidade Candelária. Por meio de um equipamento de videoconferência, professores e alunos dos cursos de Automação Industrial e de Processamento de Petróleo e Gás Natural da Unidade Piedade também puderam assistir e esclarecer dúvidas submetendo perguntas.

 

Rocha Filho traçou um paralelo de diferenciação entre a economia tradicional e a atual e falou das conseqüentes implicações na formação profissional. Lançou mão de dados do relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado no último dia 9, que mostram que o Brasil perdeu sete posições em um ranking de países que se destacaram ao usar a tecnologia em seu desenvolvimento. O país aparece atrás de nações pequenas como Tunísia, Jordânia e Chipre, na 46 posição de uma lista de 104 países.

 

Para mudar esse quadro, Rocha Filho propõe que seja feito um diagnóstico da inovação tecnológica com relação aos contextos científico, tecnológico, financeiro, produtivo e legal. Falou ainda da necessidade de se promover uma cultura de inovação e do estabelecimento de um marco jurídico para conduzir e dar continuidade ao processo de inovação tecnológica. Completando a lista de propostas, o engenheiro sugere que se articule adequadamente a interação entre a base do conhecimento, o setor produtivo e o poder público.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes