O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Dinossauro primitivo achado no Sul do país
Publicado em: 01/04/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Dinossauro primitivo achado no Sul do país

Pesquisadores do Museu Nacional e da Universidade de Santa Maria (UFSM) anunciaram no em dezembro, a descoberta de uma nova espécie de dinossauro em território brasileiro. O anúncio atraiu dezenas de jornalistas e curiosos à coletiva realizada no auditório da Biblioteca Central do Museu Nacional/UFRJ. Ali, onde os cientistas apresentaram um modelo, em tamanho natural, do Unaysaurus tolentinoi.

 

A espécie – uma das mais primitivas que já andaram pela Terra, há cerca de 225 milhões de anos – pertence ao grupo dos prosaurópodos. A FAPERJ tem, ao longo dos últimos anos, apoiado as pesquisas do Setor de Paleontologia do Museu Nacional.


“Este fóssil de dinossauro é um dos mais completos já descobertos no Brasil”, comemorou Luciano Leal, um dos quatro principais responsáveis pela pesquisa – ao lado de Sérgio Alex K. Azevedo, Átila A. S. da Rosa e Alexander W. A. Kellner – publicada na revista Zootaxa. “Conseguimos resgatar grande parte do crânio, além de dois braços praticamente completos e uma seqüência inteira da cauda”, lembrou o pesquisador gaúcho.

 

A descoberta, ocorrida em 1998, aconteceu na localidade de Água-Negra, no interior do Rio Grande do Sul. O aposentado Tolentino Marafiga avistou o primeiro fragmento do fóssil do animal durante caminhada no percurso que liga São Martinho da Serra a Santa Maria. Pressentindo a importância do achado, Tolentino –  que acabou emprestando seu nome ao batismo da nova espécie – contatou imediatamente pesquisadores da UFSM, que logo acorreram ao local.

 

“Ao chegar à localidade, constatamos que se tratava provavelmente da carcaça de um animal que morreu numa planície de inundação ou próximo a um canal, e que terminou soterrado”, explicou o pesquisador Átila da Rosa.

De volta à universidade, os pesquisadores decidiram convidar os colegas do Museu Nacional para dividir o trabalho de pesquisa.

 

Dinossauro tinha hábitos herbívoros

Os prossaurópodas, grupo ao qual pertence o fóssil encontrado no sul do país, se caracterizam pelo hábito herbívoro, o corpo volumoso e a cabeça pequena. Os membros anteriores do Unaysaurus eram proporcionalmente mais curtos que os posteriores, conferindo uma postura bípede. Ele possuía, ainda, uma grande garra no polegar da mão e do pé. De pequeno porte, o animal, segundo estimativas, pesava cerca de 70 quilos, tinha pouco mais de 2 metros de comprimento e cerca de 70cm de altura.

 

Até o momento, apenas 11 espécies de dinossauros foram encontrados em solo brasileiro. O modelo apresentado na ocasião passou a integrar a exposição no Museu Nacional. A instituição, situada dentro do parque da Quinta da Boa Vista, próximo ao Jardim Zoológico, funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. Os ingressos para as exposições do museu custam R$ 3.

 

Mais informações:
Notícias sobre as pesquisas do Instituto Virtual de Paleontologia
www.ivp-rj.geologia.ufrj.br

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes