O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Começam os preparativos para a 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Publicado em: 23/03/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Começam os preparativos para a 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foi realizada nesta quarta-feira, 23 de março, a primeira reunião preparatória fluminense para a 2 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – que este ano vai acontecer de 3 a 9 de outubro em todo o Brasil. A adesão ao evento foi maciça: cerca de 150 pessoas compareceram ao auditório do Centro Cultural Finep, no Rio de Janeiro, representando dezenas de instituições e centros de pesquisa sediados no Rio de Janeiro – do Laboratório Nacional de Computação Científica ao Cefet; do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ao Cecierj; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ao Liceu de Artes e Ofícios.

 

Ano passado, 256 municípios participaram da 1 Semana Nacional de C&T. Este ano, a meta é envolver mil cidades. O tema geral sugerido pela coordenação nacional é “Brasil, Olhe para a Água”. Este assunto poderá ser desenvolvido em feiras, mostras, publicações, peças de teatro, vídeos e outros trabalhos que tenham caráter de difusão científica. 

 

A FAPERJ, que enviou dois representantes à reunião, brilhou neste primeiro encontro, na qualidade de instituição autora de uma das principais ações sugeridas pela coordenação nacional para animar a 2 Semana: o Mapa da Ciência. A proposta, relatada por Ildeu de Castro Moreira (secretário-executivo do grupo de trabalho do MCT para coordenação da Semana de C&T), é que todos os estados da federação promovam a confecção de um mapa inspirado no que a FAPERJ edita desde 1999.

 

Outra proposta de ação nacional – a realização de jornadas de iniciação científica pelo Brasil afora – também envolve iniciativa já presente na rotina da FAPERJ, que mantém as bolsas de iniciação científica em seu calendário permanente.

 

Quinze dias após a Semana Nacional de C&T 2005 será realizada, provavelmente em Belo Horizonte, a 3 Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que reunirá os principais dirigentes do setor, de todo o país, em torno de debates sobre políticas, metas e diretrizes para a pesquisa brasileira.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes