O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 5 a 12 de maio de 2005
Publicado em: 05/05/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 5 a 12 de maio de 2005

Presidente da FAPERJ participa de eventos em Filadélfia e Atlanta
Convidado pela CIFAL Atlanta, afiliada norte-americano da UNITAR – agência ligada às Nações Unidades que trabalha com a capacitação de governos locais, o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, participou esta semana da Digital Cities Convention, realizado no Centro de Convenções da Pensilvânia, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. O tema central do evento foi a discussão de como acelerar a adoção de tecnologias de banda larga sem fio visando o desenvolvimento econômico e social. Nesta sexta-feira, dia 6, Rocha Filho participa, em companhia de outros representantes de governos latino-americanos, do workshop Leveraging Knowledge Hubs for Economic Development, em Atlanta.

Definidas as datas das reuniões do Fórum Permanente de C&T
Instalado no dia 25 de abril pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, o Fórum Permanente de Discussão sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico volta a se reunir nos próximos dias. Na terça-feira, dia 10 de maio, a partir das 15h, no Museu da República, os integrantes da comissão designada para investigar as demandas necessárias ao desenvolvimento tecnológico e da área de inovação no estado se reunirão no Museu da República. No dia 17 de maio, no mesmo horário, será a vez da comissão designada para a área científica fazer o mesmo no auditório da Secretaria Estadual de C&T, I, no Centro. O objetivo do Fórum é traçar um diagnóstico preciso da ciência e da tecnologia no Estado do Rio, para, em seguida, definir as prioridades para o setor.


Instituto Virtual do Esporte lança novo boletim
O nono boletim do Instituto Virtual do Esporte (IVE) já está no ar. Os interessados no tema irão encontrar no referido boletim eletrônico notícias do IVE, notas sobre eventos, esporte na rede web e notícias publicadas na imprensa. O nono boletim foi desenvolvido sob responsabilidade da prof Inês Galvão e do prof. Fabio Peres, com formatação de Alessandra Mateus. Ele está disponível no site do IVE ou diretamente no endereço www.ceme.eefd.ufrj.br/ive/boletim/bive200504/home.html)

Evento lança Programa Focar

O Rio de Janeiro será o primeiro estado do país a contar com serviços de orientação aos direitos de propriedade intelectual para micro e pequenos empresários. Trata-se do Programa Focar, que será lançado no seminário Propriedade Intelectual: Ferramenta para Competitividade, em 19 de maio, no salão Candelária do Hotel Guanabara (Av. Presidente Vargas, 392, Centro). O Programa Focar oferecerá suporte para a identificação e proteção de marcas, patentes, desenhos industriais, indicações geográficas e registros de software. O Seminário é direcionado para micro e pequenas empresas fluminenses, empresas incubadas de base tecnológica, incubadoras de empresas e parques tecnológicos, entidades empresariais, acadêmicas e governamentais, entre outros. Entre os participantes estão Jorge Ávila (vice-Presidente do INPI), Antonio Cláudio SantAnna (Petrobrás/Cenpes), Renato Dias Regazzi (Sebrae-RJ) e Ada Gonçalves (Finep). O Programa Focar é uma iniciativa da Rede de Tecnologia, INPI, Sebrae-RJ e Finep. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até 18 de maio pelo site www.redetec.org.br. Mais informações: Teresa Trinckquel no (21) 2221-9292 ou pelo e-mail teresa@redetec.org.br.

MBA de Meio Ambiente dá acesso a mestrado da UFRJ
A
UFRJ, através do Cetem (Centro de Tecnologia Mineral), em parceria com Cage (Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial) acaba de abrir inscrições para MBA em Meio Ambiente - Gestão, Impactos e Soluções Tecnológicas. O curso, voltado para profissionais das áreas de química (engenheiro químico, químico industrial, bacharel e licenciado em química) e áreas afins, visa preparar profissionais para desempenhar atividades na área de meio ambiente, com enfoque em gestão ambiental, e a definição de soluções de problemas ambientais segundo os preceitos de desenvolvimento sustentável. Os 10 melhores alunos poderão ingressar diretamente no curso de mestrado do Instituto de Química da UFRJ. O curso terá aulas aos sábados, das 8h às 17h. As inscrições já estão abertas e o curso terá início em 21 de maio, no Cetem, no Fundão. Mais informações: Prof Patrícia Souza, no tel. (21)24247225


Prazos para inscrição em prêmios terminam dia 11 

Terminam em 11 de maio as inscrições aos prêmios Érico Vannucci Mendes e José Reis de Divulgação Científica, concedidos pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Serão distribuídos cerca de R$ 17 mil aos vencedores, que poderão apresentar seus trabalhos durante a próxima reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 17 e 22 de julho, em Fortaleza. O Prêmio José Reis de Divulgação Científica, criado em 1978, tem por objetivo laurear as iniciativas que contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do grande público. Já o Prêmio Érico Vannucci Mendes, uma parceria entre o CNPq, a SBPC e o Ministério da Cultura, é destinado aos pesquisadores que realizam estudos sobre a cultura brasileira. O CNPq também está com as inscrições abertas para outros dois prêmios: até o dia 26 de agosto para o Destaque do Ano na Iniciação Científica, voltado para os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (Pibic), e até o dia 31 do mesmo mês para os concorrentes à 21 edição do Prêmio Jovem Cientista. Mais informações: www.cnpq.br/sobrecnpq/premios.


CEFET Química prorroga inscrições do concurso para professores
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis prorrogou, até o dia 10 de maio, as inscrições para o concurso público para provimentos de cargos de Professor de Ensino de 1 e 2 graus. São oferecidas 19 vagas para graduados em Química, Farmácia, Física, Filosofia, Geografia e Letras, entre outros cursos. A remuneração inicial pode chegar a R$2.188,36, no regime de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições devem ser feitas em uma das unidades do CEFET Química, Unidade Nilópolis (Rua Lucio Tavares, 1045) ou na Unidade Rio de Janeiro (Rua Senador Furtado 121, 125 – Maracanã). Para mais informações: Unidade Nilópolis (21) 2691-4499 ou Unidade Rio de Janeiro: (21) 2569-1171.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes