O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Livro relata a trajetória do MST na região de Campos
Publicado em: 16/06/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Livro relata a trajetória do MST na região de Campos

A questão fundiária e os estudos acerca dos movimentos sociais rurais que gravitam em torno do assunto no país ganham, a partir de terça-feira, 21 de junho, uma inédita e premiada publicação. Na ocasião, a cientista social Helena Lewin lança, a partir das 19h30, na Livraria Timbre (Shopping da Gávea) a obra Uma nova abordagem da questão da terra no Brasil: o caso do MST em Campos dos Goytacazes. A pesquisa de Lewin, que resultou na obra que agora chega às livrarias editada pela 7 Letras, conquistou a primeira edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, promovido pela FAPERJ.

Professora-visitante do Departamento de Ciências Sociais da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Lewin coordenou o trabalho de pesquisa ao lado de Ana Paula Alves Ribeiro e Liliane Souza e Silva, que também assinam a obra. O estudo, que recebeu um prêmio de R$ 50 mil da Fundação, procurou analisar as principais transformações ocorridas durante período de assentamento de sem terra em Campos do Goytacazes, norte fluminense.

“Esse assentamento na periferia de Campos foi o primeiro realizado pelo MST dentro dos limites do Estado do Rio de Janeiro”, conta Lewin. “A pesquisa acompanhou as diferentes fases do processo de instalação dos assentados no local e procura traçar um panorama das transformações econômicas na região a partir da decadência do ciclo do álcool e do açúcar e a ascensão da fruticultura”, explica. No primeiro semestre de 1997, integrantes do MST acamparam em terras da antiga Usina São João, dando início à implantação da primeira das cinco comunidades de Zumbi dos Palmares. De 1997 a junho de 2001, Lewin e seus colaboradores acompanharam as dificuldades enfrentadas pelos integrantes dessa nova comunidade da periferia de Campos.

Pesquisa desencadeou o interesse de alunos
Na segunda metade dos anos 90, a pesquisadora lecionava na graduação da Uerj, onde tinha sob sua responsabilidade cadeira sobre os movimentos sociais no Brasil e na América Latina. “A turma demonstrou interesse pelo assunto e me pediu para fazer um trabalho de campo. Foi aí que tudo começou”, lembra. Alguns dos alunos mantiveram a colaboração com Lewin no desenvolvimento da pesquisa mesmo após terem ingressado na pós-graduação. “Éramos um núcleo formado por um grupo que girava em torno de cinco pessoas”, diz Lewin.

Doutora em Sociologia pela USP e professora aposentada pela PUC-Rio e pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Lewin acredita que a metodologia utilizada na elaboração da obra ajudou a conferir um caráter de ineditismo à pesquisa. “Ao acompanhar as diferentes fases do assentamento e o processo de consolidação de uma nova forma de organização social no campo, utilizou-se a metodologia originalmente construída pela equipe, a que denominamos de ‘observação em movimento’, e que permitiu investigar a fundo o processo econômico e social desse novo viver da agricultura”, explica.

A obra foi dividida em quatro capítulos e conclusão. Ao longo deles, o leitor terá ao seu alcance esclarecimentos teóricos sobre os movimentos sociais no campo, assunto do primeiro capítulo. Nos capítulo subseqüentes, o trabalho aborda os antecedentes históricos do MST e de sua presença em Campos, além de oferecer subsídios para a compreensão do contexto sociopolítico desse município do norte fluminense ao longo dos anos.

Instituído pela FAPERJ em 2001, o prêmio Celso Furtado foi criado para estimular a realização de estudos sobre o desenvolvimento regional, tema que sempre mereceu atenção do célebre economista. Como previsto no regulamento do prêmio, a pesquisa vencedora de Lewin ganha agora uma edição pela 7 Letras por meio de apoio do Programa de Editoração da FAPERJ. Ao longo dos últimos anos, esse programa foi responsável pela publicação de mais de uma centena de títulos de interesse científico e/ou cultural.

Título: Uma nova abordagem da questão da terra no Brasil: o caso do MST em Campos dos Goytacazes
Helena
Lewin (coordenadora), Ana Paula Alves Ribeiro e Liliane Souza e Silva.
Editora: 7 Letras / FAPERJ
Lançamento: dia 21 de junho, terça-feira, às 19h30
Local: Shopping da Gávea, Rua Marquês de S. Vicente, 52, lj 221, tel. 2274-1146
Número de páginas: 174
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes