O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 14 a 21 de julho de 2005
Publicado em: 14/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 14 a 21 de julho de 2005

FAPERJ na reunião da SBPC
Com um estande de 27m2 , a FAPERJ participa, a partir deste domingo, 17 de julho, em Fortaleza, da 57 Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência). É a oitava vez que a Fundação toma parte na reunião, o maior evento de ciência do Hemisfério Sul. O estande do órgão trará uma exposição de publicações financiadas por seu Programa de Editoração e promoverá painéis sobre algumas de suas principais ações, como os Institutos Virtuais, Apoio a Entidades Estaduais, Programa de Editoração, Cientistas do Nosso Estado, Primeiros Projetos e Riogene. Funcionários da FAPERJ estarão à disposição do público para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre as atividades da instituição. O estande, 29-32, estará localizado no Pavilhão da Expociência. A reunião da SBPC vai até o dia 22.

 

Inscrições abertas para a Conferência do Sudeste

Já estão abertas as inscrições para a Conferência Regional do Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, a se realizar nos dias 3 e 4 de agosto, no Fiemg Trade Center (Rua Timbiras, 1200), em Belo Horizonte. O encontro tem como objetivo debater assuntos ligados ao setor e apresentar proposições de diretrizes que busquem o aumento da produção de C,T&I visando ao desenvolvimento do país. A conferência é resultado da estreita cooperação entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo por meio de várias de suas instituições acadêmicas, institutos de pesquisa, entidades empresariais e agentes governamentais. Os temas em debate podem ser conferidos no seguinte endereço: www.cetec.br/cnctisudeste. Os dados solicitados devem ser encaminhados para o e-mail conferencia.sudeste@tecnologia.mg.gov.br.


Encontro para formular proposta empresarial de regulamentação da Lei de Inovação

A formulação de uma proposta para a regulamentação da Lei de Inovação e de um texto substitutivo da Medida Provisória 252 é o principal objetivo do 4 Encontro Nacional da Inovação Tecnológica (Enitec), que será realizado em 20 e 21 de julho no Rio de Janeiro.  Estarão em debate a subvenção econômica, os incentivos fiscais e as compras governamentais como indutoras de pesquisa e desenvolvimento de inovações. As mesas serão compostas por representantes do setor empresarial e do governo. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira pró-Inovação Tecnológica (Protec) e conta com o apoio do Ministério da C&T, Sebrae, Rede Brasil de Tecnologia (RBT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outros. Mais informações em www.protec.org.br/4enitec/ ou pelo telefone (21) 2210-1855.


Lançado Portal de Gestão Ambiental da Abipti

Desenvolvido em conjunto com o Ministério da C&T desde 2003, foi ao ar o Portal de Gestão Ambiental da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), em http://geamb.portalabipti.org.br/. O portal reúne e divulga o conhecimento e as experiências de pesquisadores e instituições de pesquisa sobre gestão do meio ambiente. A intenção é que se estabeleça como um mecanismo para a produção, troca e construção de conhecimentos coletivos, contribuindo para o uso adequado dos recursos naturais por governos, organizações sociais e institutos de pesquisa.

 

Uerj: congresso de lingüística e filologia e nova edição da revista Soletras

O IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia acontece de 22 a 26 de agosto na Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, 11 andar, Maracanã, Rio de Janeiro). Mais informações em www.filologia.org.br/ixcnlf/ ou pelo e-mail pereira@infolink.com.br. Telefone: (21) 2569-0276. A comunidade de Letras da Uerj anuncia que já está disponível o conteúdo do nono número da revista semestral Soletras, cuja versão online pode ser acessada em www.filologia.org.br/soletras.

 

Workshop sobre biomateriais e engenharia de tecidos

Será realizado em 19 e 20 de julho o Workshop de Bioengenharia do Estado do RJ, uma iniciativa do Laboratório de Biomateriais do Ministério da C&T (Labiomat) - projeto conjunto do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Nas palestras e mesas-redondas do evento serão apresentadas as linhas de pesquisas do Labiomat em biomateriais e engenharia de tecidos, biologia de ossos e teste de compatibilidade. Também será discutida a interação entre a pesquisa clínica e a área produtiva. O workshop será realizado na sede do CBPF (rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro). Mais informações em www.cbpf.br/~bioeng/ ou pelo telefone (21) 2141-7398.

 

Impa promove o 25 Colóquio Brasileiro de Matemática

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, promove, de 24 a 29 de julho, o 25 Colóquio Brasileiro de Matemática, que aborda três áreas: matemática, matemática aplicada e estatística. Mais informações pelo e-mail coloquio@impa.br ou pelos telefones (21) 2529-5008 / 5018.

 

Iniciação Científica na Cnen

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) abriu inscrições para a seleção de cem bolsistas de iniciação científica. Os candidatos devem estar matriculados em cursos de graduação nas áreas de biologia, biomédica, bioquímica, ecologia, engenharia, farmácia, física, engenharia, odontologia e química. As inscrições podem ser feitas até 5 de agosto nas unidades de Belo Horizonte (CDTN), Recife (CRCN), São Paulo (Ipen) e Rio de Janeiro (IRD e IEN). A seleção ocorrerá entre 8 e 15 de agosto e o resultado será divulgado nas unidades no dia 16. Mais informações pelo e-mail pibic_probic@cnen.gov.br.

 

Marketing pessoal, oratória e administração do tempo em Friburgo

A Incubadora de Empresas da Uerj/ND2TEC (Nova Friburgo) oferece curso gratuitos de marketing pessoal, oratória e administração do tempo. Os cursos, de dois dias cada, serão realizados entre 15 de julho e 27 de agosto. Telefone: (22) 2528-8545 ramal 212 (Sr. Márcio ou Sr Nilia).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes