Termina nesta sexta-feira, 26 de agosto, a XI Conferência Internacional sobre Hadron Spectroscopy (hadron05) no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Hadron é o nome atribuído a uma família de partículas elementares que interagem fortemente. Exemplos são o pion – descoberto por Cesar Lattes em 1947 – e os constituintes dos núcleos, próton e nêutron.
A série de conferências teve início em 1985 e é realizada bienalmente em diferentes países – a última foi na Alemanha. Pela primeira vez, o Brasil é sede do encontro, que foi trazido ao Rio de Janeiro por um grupo de cientistas da área, sendo Alberto Correia dos Reis o presidente da Comissão Organizadora. O objetivo da reunião é estudar a estrutura e a dinâmica associadas a partículas hadrônicas para esclarecer aspectos da teoria
fundamental como a Cromodinâmica e o Modelo Padrão.
Para o físico Takeshi Kodama, membro do comitê organizador, a realização do evento no Brasil representa um reconhecimento mundial das atividades de pesquisa feitas no país. “O encontro traz um benefício enorme à comunidade, no sentido de divulgar aos pesquisadores internacionais as atividades de pesquisa e a existência de uma grande comunidade de cientistas da área ativos no Brasil”, disse Kodama.
O evento, que teve início no domingo, dia 21, conta com a participação de cerca de 130 estrangeiros e de mais de 70 pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros. Já foram apresentadas palestras relatando os últimos avanços no assunto, como a violação de inversão carga-temporal, a formação de partículas exóticas, entre outros.
Kodama, que é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, destaca um dos assuntos debatidos: a re-confirmação da existência dos mésons kappa e sigma, objeto de intensa polêmica há 40 anos. O primeiro sinal destas partículas foi descoberto recentemente por pesquisadores do CBPF.
No encerramento, dia 26, serão apresentados os resumos das novidades divulgadas e haverá uma sessão dedicada à memória do Prof. Cesar Lattes. O CBPF fica na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes