O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Morre José Leite Lopes
Publicado em: 12/06/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Morre José Leite Lopes

É com pesar que a diretoria da FAPERJ comunica o falecimento do físico José Leite Lopes. Um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Leite Lopes morreu nesta segunda-feira, dia 12 de junho, às 8h10, aos 88 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

José Leite Lopes nasceu em Recife, no dia 28 de outubro de 1918 e se tornou um dos cientistas brasileiros mais conhecidos no exterior. Especialista em Física de Partículas e em Teoria de Campos, contribuiu com importantes trabalhos na área de Física. Entre eles, destacam-se suas descobertas ligadas ao bóson Zo — cuja existência foi prevista por ele, em 1958 — e à unificação das forças eletromagnéticas e das forças fracas.

Professor emérito da UFRJ, bacharel em Física, iniciou  em 1944 seu doutoramento em Princeton, nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de assistir a cursos ministrados por grandes nomes da Física internacional, como Albert Einstein.  Professor de Física Teórica da Faculdade Nacional de Filosofia deixou o cargo em 1969, quando teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar.  Aposentado compulsoriamente, passou dezesseis anos na Universidade de Estrasburgo, na França, até seu retorno ao Brasil, em 1986.

Crítico e atento observador do desenvolvimento da ciência no país, Leite Lopes teve ação notável como homem de política científica e como professor. A sua participação ativa na criação do CBPF foi fundamental para o desenvolvimento da Ciência Pura e da Ciência Aplicada, tendo se tornado um expoente da ciência brasileira.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes