O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rocha Filho apresenta a FAPERJ a pesquisadores da área de design
Publicado em: 13/10/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rocha Filho apresenta a FAPERJ a pesquisadores da área de design

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, abriu, na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, o 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design, que acontece até sábado, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, no Rio. A uma platéia repleta de designers e estudantes da área, ele discorreu sobre a importância do design na vida moderna e falou sobre a atuação da FAPERJ no fomento ao desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação no país. “O design tem papel fundamental no desenvolvimento de processos e produtos. Eventos como este são importantes para a promoção de discussões sobre tendências internacionais e também sobre preocupações, como a questão ambiental. É com satisfação que a FAPERJ apóia a realização deste congresso”, afirmou.

Ladeado pelos professores de design Sidney Freitas e João Lutz, Rocha Filho destacou o trabalho de mapeamento das competências e necessidades do estado que a instituição vem promovendo com o intuito de melhor gerir os recursos públicos. “Os resultados em ciência e tecnologia não se mostram a curto prazo, mas a ausência de recursos na área compromete gerações. Os países dependem da ciência para garantir o seu desenvolvimento sustentável. Ela tem a missão de gerar e distribuir riquezas, cumprindo o compromisso de erradicar a pobreza”, disse. O presidente da FAPERJ explicou que as agências de fomento estaduais complementam a ação federal no setor. “A FAPERJ fará um trabalho significativo se, com os recursos disponíveis, promover o fortalecimento do parque científico e tecnológico do estado do Rio de Janeiro para que ele possa atrair investimentos do governo federal”, afirmou. Ele exemplificou o sucesso desta concepção ao lembrar que o Rio de Janeiro conquistou 32% dos recursos destinados ao edital de pesquisas em células-tronco lançado pelo governo federal. Outro exemplo foi o edital Institutos do Milênio, em que o estado emplacou nove projetos, num total de 34 aprovados. Ele frisou ainda a importância de os pesquisadores atuarem em redes de pesquisa, facilitando a captação de recursos.

O titular da Fundação expôs os investimentos da FAPERJ em 2004: mais de R$ 137 milhões, distribuídos em auxílios a pesquisas, diversas modalidades de bolsas e na chamada descentralização – artifício técnico que permite o repasse de verbas a projetos em universidades estaduais e outras instituições voltadas para a educação, como Faetec e Cecierj. A FAPERJ investe ainda na Rede Rio – que conecta mais de 100 instituições de ensino e pesquisa a uma velocidade de transferência de dados de 1 Gigabit por segundo – e no seu próprio projeto de informatização, que otimizará todo o processo de gestão dos recursos.

 

Também mereceram destaque os editais da Fundação – em especial o Rio Inovação, lançado em 2003 e que já está na sua segunda edição. “O objetivo do programa é destinar recursos a empresas, para que transformem conhecimento em produtos. Esta é uma área propícia ao design”, ressaltou.

 

Rocha Filho abordou ainda projetos de editoração apoiados pela FAPERJ, como livros, CDs e mapas. A Fundação edita o Mapa da Ciência, que localiza as instituições de ensino e pesquisa no estado, na sua capital e no Centro do Rio, e mapas de bairros e cidades, ilustrados por artistas de diversos estilos, apontando logradouros de importância histórica ou acadêmica. Já foram feitos mapas de Santa Teresa, Centro, São Cristóvão e adjacências e da cidade de Campos. O próximo mapa a ser lançado retratará a Baía de Guanabara e seu entorno. “O projeto Rio de Janeiro em Mapas gera impacto nas regiões enfocadas. É uma forma de promover a inclusão dos moradores, que, ao verem seu bairro ilustrado, desenvolvem por ele uma auto-estima”, disse.

 

Os veículos de comunicação da FAPERJ também foram enaltecidos na palestra. Rocha Filho mostrou ao público que o site publica, regularmente, todos os valores pagos pela instituição a auxílios a pesquisa, comprovando a transparência da gestão e possibilitando a análise dos investimentos pela comunidade. Ele também apresentou o boletim eletrônico semanal, que traz notícias institucionais e reportagens de difusão científica sobre projetos apoiados pela Fundação. Por fim, Rocha Filho mostrou o Jornal da FAPERJ, que publicou entrevista com a governadora Rosinha Garotinho em que ela enfatiza a importância dos recursos para ciência e tecnologia. “Esse posicionamento é de extrema importância”, concluiu.

 

O 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design discute temas como ergonomia, ensino, gestão, ecodesign, semiótica e designs digital, gráfico e têxtil. Mais informações em www.anpedesign.org.br/congresso/port/portugues.htm
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes