O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio Inovação II supera marca anterior e recebe 154 propostas
Publicado em: 20/10/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio Inovação II supera marca anterior e recebe 154 propostas

Superando os números de sua primeira edição, o Rio Inovação 2 recebeu um total de 154 inscrições – cerca de 50% a mais que no edital de lançamento do programa. O prazo para entrega da documentação terminou no dia 14 de outubro. Até aquela data, 127 propostas haviam sido recebidas pelo setor de protocolo da Fundação. Posteriormente, outras 27 chegaram à instituição, pelo correio. O prazo final para o recebimento da documentação por via postal terminou nesta quarta-feira, dia 19 de outubro. 

Ao tomar conhecimento dos dados levantados por seus assessores a partir de uma primeira análise da documentação entregue pelos candidatos, o diretor de Tecnologia da Fundação destacou a qualidade dos projetos encaminhados ao órgão: “Mais do que o aumento do número de candidatos, ficou constatado uma melhora significativa na qualidade das propostas enviadas”, disse Marcos Cavalcanti. “O nível dos projetos, na média, é bem superior ao do edital anterior, com a presença de empresas de pequeno e  médio porte que já demonstraram potencial na questão da inovação”, disse.

O edital tem o objetivo de induzir a aproximação entre as instituições de pesquisa e as empresas fluminenses. Além disso, o proponente deverá comprovar que o objeto de inovação presente em seu projeto está na fase de protótipo ou em vias de ser colocado no mercado. Desta vez, o Rio Inovação conta com recursos de R$ 13,8 milhões e deve atender em torno de 50 propostas.

O Rio Inovação II retoma uma parceria de sucesso do governo estadual com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia), que em 2004, no primeiro edital, contemplou 20 iniciativas inovadoras no estado de um total de 108 propostas recebidas.


Edital sofreu modificações para garantir mais agilidade na seleção de propostas

Passado menos de um ano da outorga dos contemplados na primeira edição do edital Rio Inovação, o conteúdo do novo programa sofreu ligeiras modificações a fim de garantir mais agilidade na avaliação e no processo de seleção das propostas.

Uma das novidades do processo de seleção foi a obrigatoriedade de preenchimento de um formulário, com a indicação do caráter inovador do protótipo/produto e os eventuais benefícios econômicos e sociais para o Estado do Rio de Janeiro. Ficou mantida a exigência de que o proponente fosse pessoa física, com graduação em qualquer curso de nível superior. Além disso, o mesmo deveria, por meio de curriculum vitae, comprovar a experiência necessária para desenvolver o projeto proposto. Da empresa, por outro lado, exigiu-se que tivesse expertise na área em que o projeto se insere.

 

Desta vez, as quatro áreas de interesse do programa foram as de Agronegócios, Biotecnologia, Saúde e Energia. Elas contarão com recursos de seus respectivos fundos setoriais. Já os recursos do Fundo Verde Amarelo poderão contemplar outras áreas.

Nas áreas de interesse, o Governo do Estado do Rio de Janeiro privilegiará os projetos sobre produtos orgânicos, fruticultura, desenvolvimento de kits diagnósticos para doenças humanas e animais, fitoterápicos, quimioterápicos, equipamentos médicos, aquecimento de água e geração de energia para unidades rurais, bem como softwares aplicados às áreas de interesse deste edital.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes