O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rede Rio/FAPERJ lança novo logotipo e reformula site
Publicado em: 20/10/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rede Rio/FAPERJ lança novo logotipo e reformula site

O site da Rede Rio/FAPERJ está de roupa e conteúdos novos. O design, mais limpo e fácil de navegar, apresenta o novo logotipo da rede. No conteúdo, destacam-se os vídeos que explicam a nova tecnologia Giga – com capacidade de transmissão de dados de 1 Gbit por segundo – e o mapa sensitivo que mostra as cerca de 100 entidades conectadas à rede – instituições de ensino e pesquisa e órgãos das três esferas governamentais. O mapa informa a velocidade de transferência entre cada instituição e a Rede Rio e fornece links para os respectivos sites.

Na home page, há links para notícias sobre a Rede Rio publicadas na grande mídia e na imprensa especializada. No link Topologia, é apresentada a estrutura física da rede, que tem o formato de um pentágono, onde os vértices são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Pontifícia Universidade Católica do RJ (PUC-Rio), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Telemar-RJ. Nestes pontos, foram instalados os roteadores - computadores responsáveis pela interligação de todas as instituições entre si e com a internet. Estes equipamentos estão interligados por fibras óticas cedidas pela Telemar à FAPERJ. Em downloads pode-se baixar arquivos de palestras, termos de convênios e compromisso, logomarcas e imagens de notícias publicadas na imprensa.

 

O site apresenta ainda o trabalho da Coordenação de Engenharia Operacional (CEO) da rede, responsável pelo bom funcionamento de todas conexões e dos serviços oferecidos, e da Coordenação Técnico-Científica (CTC), responsável por projetos de novas aplicações e serviços e pelo planejamento, expansão de meios físicos de comunicação e atualizações de hardware e software, entre outros aspectos técnicos que possibilitem a ligação de novas instituições e a manutenção da qualidade de serviço prestada aos usuários.

 

Também pode-se acessar, pelo site, gráficos com o tráfego gerado por cada entidade por dia, semana, mês e ano, permitindo o acompanhamento do fluxo de entrada e saída de dados. “Dentre outras funções, esses gráficos ajudam a fazer o planejamento futuro da rede, mostrando quais instituições estão com o tráfego saturado”, explica a professora Marília Rosa Millan, coordenadora administrativa da rede. Através de um link para o laboratório Ravel, da Coppe/UFRJ, verifica-se a utilização dos recursos da rede separados por serviço, protocolos, TOS (Type Of Service) e sub-redes. “Assim podemos saber como está sendo utilizada a rede – o que é e-mail, o que é navegação, o que é peer-to-peer (downloads de um ponto a outro, muito comuns para a obtenção de músicas), por exemplo”, diz Luís Felipe Magalhães de Moraes, coordenador técnico da rede.

 

Mais informações: www.rederio.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes