O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Acompanhamento de resultados de projetos
Publicado em: 08/01/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Acompanhamento de resultados de projetos

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), hoje consolidada como uma das principais agências de fomento à pesquisa no cenário nacional, é resultado de um longo processo de institucionalização do apoio à Ciência e Tecnologia (C&T) no País.

A missão da FAPERJ é estimular e financiar atividades científicas e tecnológicas de pesquisadores e empreendedores vinculados a instituições científicas e tecnológicas e a empresas, sejam elas públicas ou privadas, visando ao desenvolvimento científico, tecnológico, ambiental, cultural, social e econômico do estado do Rio de Janeiro e do País.

Nos últimos oito anos, ocorreu importante incremento do orçamento da Fundação. Nesse período, a execução financeira foi de cerca de R$ 2,5 bilhões, em resposta ao lançamento de mais de 250 editais, apoiando projetos apresentados por pesquisadores e empreendedores oriundos de todos os 92 municípios fluminenses.

A FAPERJ entende que é essencial mostrar à comunidade científica e tecnológica fluminense, bem como à população em geral, como vem sendo aplicado esse volume tão substancial de recursos financeiros.

Este é o principal motivo para o lançamento desta série (FAPERJ – Programas de Apoio à Ciência e Tecnologia e Inovação), em que são apresentados os resultados de projetos desenvolvidos a partir de alguns programas que vimos apoiando nesse período: 1 – Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de modelos de inovação tecnológica social; 2 – Difusão e popularização da ciência e tecnologia; 3 – Instituições científicas e tecnológicas sediadas no estado; 4 – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia; 5 – Melhoria do ensino em escolas públicas; 6 – Pensa Rio; 7 – Prioridade Rio; e 8 – Universidades estaduais (Uerj, Uenf e Uezo). Desde 2007, esses programas têm sido lançados anual ou bienalmente, conforme o caso, com resultados bastante importantes, possibilitando que, atualmente, a ciência produzida no Estado do Rio de Janeiro, em muitas áreas do conhecimento, já se equipare à dos melhores centros de pesquisa do mundo.

É com grande satisfação que a FAPERJ publica esta coletânea, visando ao acompanhamento dos resultados de projetos apoiados nos editais de alguns de seus programas mais relevantes.


Veja os livros abaixo (PDF):

        

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes