A Universidade Federal Fluminense (UFF) sediou, dia 18 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o evento Memórias do Cativeiro e Movimento Negro no Brasil. Presidido por Angela de Castro Gomes, do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), o evento contou com a participação de trinta e cinco moradores da comunidade do Quilombo São José, em Valença, que fizeram uma apresentação de jongo.
Participaram da mesa-redonda as professoras Angela, Verena Alberti, do CPDOC/FGV, e Hebe Mattos, do Departamento de História da UFF. Na ocasião foi exibido o vídeo Memórias do Cativeiro, idealizado e realizado por Hebe e uma equipe do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF.
O filme foi feito a partir do acervo de depoimentos orais de descendentes de escravos do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense com apoio do Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência), uma parceria do CNPq com a FAPERJ.
Além de depoimentos e imagens de arquivo, o filme traz imagens de antigas fazendas cafeeiras e senzalas do Velho Vale do Paraíba, bem como da comunidade do Quilombo São José. O roteiro é adaptado do livro Memórias do Cativeiro - família, trabalho e cidadania no pós-abolição, de Hebe Mattos e Ana Lugão Rios, publicado em 2005 pela editora Civilização Brasileira. Assinam direção e montagem Guilherme Fernández e Isabel Castro, do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes