O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 24 de novembro a 1º de dezembro
Publicado em: 24/11/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 24 de novembro a 1º de dezembro

Diretor-presidente da FAPERJ faz palestra na UVA

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, faz, nesta quinta-feira, 24 de novembro, a palestra de encerramento da III Semana de Iniciação Científica da Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Campus da Tijuca. Rocha Filho abordará o tema Ciência, Tecnologia e Inovação no Mundo Atual. Na quarta-feira, 23, o diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, participou da mesa-redonda Ética em Pesquisa, ao lado de Vicente Barretto (Uerj) e Sandoval Carneiro Júnior (Coppe/UFRJ). Ao longo da semana foram apresentados em torno de 70 trabalhos de cerca de 140 alunos de graduação da universidade.

Intercâmbio acadêmico Brasil-Alemanha
A fim de estimular novas cooperações e estreitar as relações entre instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da Alemanha, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) promoveu, de 16 a 24 de novembro, em quatro cidades brasileiras, o Fórum Inovação Através da Pesquisa, reunindo cientistas alemães e latino-americanos das áreas de nanotecnologia e ciências da vida. No Rio de Janeiro, o evento ocorreu no campus do Fundão da UFRJ e na Fiocruz, e contou com a participação do diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva. O Daad quer aumentar a presença de estudantes brasileiros de pós-graduação na Alemanha. A instituição mantém parcerias com a Capes, o CNPq e a FAPERJ, entre outras fundações estaduais de amparo à pesquisa. A demanda por intercâmbio nas áreas de ciências naturais e tecnológicas predomina, mas há oportunidades em ciências humanas e sociais, como o programa Artistas residentes em Berlim. Mais informações em http://rio.daad.de/.

VI Encontro Ibero-americano de Cidades Digitais
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Associación Hispanoamericana de Centros de Investigación y Empresas de Telecomunicaciones promovem, nos dias 1 e 2 de dezembro, o VI Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, no Hotel Le Meridién (Avenida Atlântica, 1.020, Copacabana). O evento enfocará os esforços práticos que os municípios estão realizando para desenvolver a Sociedade da Informação e os novos modelos de negócios. O Estado do Rio de Janeiro tem hoje três “cidades digitais” – Piraí, Rio das Flores e Mangaratiba. O encontro propiciará um maior entrosamento entre os municípios do Brasil e do exterior. Além de workshops, haverá a entrega do II Prêmio Cidades Digitais, que teve mais de 40 inscritos. Mais informações em www.iberomunicipios.org. Tel. 2299-5055 (falar com Isabel Thomé). E-mail: isabelthome@gabgovernadora.rj.gov.br.

Novo Protocolo de Internet, IPv6, é o tema do NCE Debate TI

Jordi Palet Martinez, presidente do grupo de trabalho Education & Awareness do IPv6 Forum, é o convidado da quarta edição do NCE Debate TI, que acontece no dia 2 de dezembro, às 14h30, no Anfiteatro do MBI do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (NCE/UFRJ), na Ilha do Fundão. Em sua palestra, Palet Martinez fará uma introdução ao IPv6 (Internet Protocol version 6), a nova versão do protocolo de internet que deverá substituir progressivamente o protocolo atual da rede, o IPv4. A entrada é gratuita. Mais informações: www.nce.ufrj.br/ncedebateti.

 

Celso Amorim faz palestra na Coppe

A Política Externa do Governo Lula: Grandes Desafios é o tema da palestra que o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fará na Coppe/UFRJ, no dia 5 de dezembro, às 10h. A apresentação de Amorim, doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science, será feita no auditório da Coppe (sala 122, Bloco G, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária). Mais informações: www.planeta.coppe.ufrj.br  

 

IV Simpósio de História Comparada da UFRJ

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto de Filosofia e Ciência Sociais (IFCS) promove, de 5 a 9 de dezembro, em suas dependências (Largo de São Francisco n 1, Centro), o IV Simpósio de História Comparada da UFRJ. No simpósio, organizado pelos professores Fábio de Souza Lessa e Maricí Martins Magalhães, os alunos do programa de pós-graduação em História Comparada convidam professores de fora da instituição para debater temas de pesquisa no programa. O simpósio é aberto a ouvintes, com inscrições gratuitas e emissão de certificado. Mais informações pelo tel. (21) 2221-4049 ou pelo e-mail hcomparada@ifcs.ufrj.br.


Inscrições prorrogadas para cursos de verão do Impa

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) prorrogou para o dia 5 de dezembro o prazo para solicitação de bolsas de estudo e inscrições no Programa de Verão 2006. O programa inclui cursos de iniciação científica, mestrado e doutorado, oferecidos a pesquisadores e alunos de outras instituições durante os meses de janeiro e fevereiro, na sede do Impa, no Rio de Janeiro. Estudantes que moram na capital fluminense não podem concorrer a bolsas de estudo. Mais informações: www.impa.br

Otávio Velho é homenageado com título de professor emérito da UFRJ

Professor titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ e membro do Conselho Superior da FAPERJ, Otávio Velho receberá o título de professor emérito da UFRJ. O título será outorgado em sessão solene do Conselho Universitário, dia 19 de dezembro, às 16h, no Auditório Roquette Pinto do Museu Nacional/UFRJ (Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, tel.: 2568-8262).


 III Encontro Nacional de Química Ambiental
Os interessados em participar do III Encontro Nacional de Química Ambiental, que se realizará de 21 a 24 de março, em Cabo Frio (RJ), já podem fazer suas inscrições. O tema central será Química Ambiental: um caminho encantado entre a Química e a Biologia. A programação inclui conferências, mini-cursos e oficinas, entre outras atividades. A data limite para o envio de resumo e pagamento de inscrição com desconto é 20 de dezembro. Mais informações: www.uenf.br/index.html/IIIencontro.

8 Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária

Tendo como tema central Navegar é preciso... transformar é possível, acontece de 27 a 30 de novembro, no Rio Othon Palace (Av. Atlântica, 3264, Copacabana, tel.: 2522-1522), o 8 Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. O objetivo do encontro, destinado a docentes e estudantes de universidades dos países ibero-americanos, é analisar o papel da extensão universitária no processo de transformação social. O congresso é organizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Mais informações: www.renex.org.br.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes