Mais um livro que conta com apoio do Programa de Editoração Científica da FAPERJ chegará às livrarias em breve. Dia 30 de maio foi lançado “A cidade da informalidade: O desafio das cidades latino-americanas”, uma coletânea com textos de diversos pesquisadores, organizada pelo Professor Pedro Abramo, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ).
Durante o lançamento do livro foi realizado um debate sobre o tema “Informalidade Urbana na América Latina”, que contou com a presença de alguns dos autores da obra, como os professores Emílio Duhau, da UAM, México; Cristina Cravino, da Universidade General Sarmiento, de Buenos Aires; Martim Smolka, do Lincoln Institute; e Alex Abiki, da Politécnica da USP. O encontro, aberto ao público, foi realizado, na sexta-feira (30/05), às 19 horas, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
Publicada pela Editora Sette Letras, com apoio do Programa de Editoração da FAPERJ, “A cidade da informalidade: O desafio das cidades latino-americanas” reúne trabalhos apresentados em um seminário internacional promovido, em abril de 2002, pelo Observatório Imobiliário e de Políticas do Solo do IPPUR-UFRJ, a Prefeitura do Rio, e o Lincoln Institute of Land Police.
A obra conta com textos de pesquisadores latino-americanos de horizontes disciplinares distintos, que procuram dar uma visão abrangente dos problemas da informalidade urbana vinculados ao acesso à terra nas grandes cidades da América Latina.
Uma parte significativa do solo urbano das grandes cidades latino-americanas foi ocupada segundo a lógica da necessidade, ou seja, motivada pela condição de pobreza e pela incapacidade de suprir uma necessidade básica a partir de recursos monetários que permitiriam o acesso ao mercado. Nesses casos, a possibilidade de acesso ao bem terra urbana está diretamente vinculada a uma decisão de participar de uma ação coletiva, conhecida por ocupações urbanas de terrenos e/ou imóveis. Um processo que envolve eventuais custos políticos e jurídicos.
O livro está dividido em quatro partes. A primeira apresenta uma visão geral do problema da informalidade urbana no Brasil, México e Argentina. A segunda parte da coletânea, intitulada “O desafio das políticas de regularização na América Latina” aponta a complexidade dos processos de regularização e serve como um alerta sobre as potencialidades sociais dos processos massivos de regularização fundiária.
Na seção seguinte, “Dimensões econômicas da/na favela”, foram reunidos trabalhos que introduzem alguns aspectos econômicos no debate sobre a relação entre a informalidade urbana e o uso do solo. Já a parte final apresenta três projetos de administrações municipais, no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Santo André, onde foram formuladas políticas locais para enfrentar a chamada cidade da informalidade.
Outro livro editado em parceria com a FAPERJ será apresentado nos próximos dias. Trata-se de “Fotografia e viagem”, de Antonio Pacca Fatorelli, publicado pela Relume Dumará. O lançamento será dia 10 de junho, durante o evento FOTORIO.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes