Você está em:
Página Inicial >
Comunicação >
Arquivo de Notícias > Diretor-científico da FAPERJ é agraciado com prêmio da TWAS
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em
www.faperj.br
Diretor-científico da FAPERJ é agraciado com prêmio da TWAS
O diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, foi agraciado nesta terça-feira, dia 29 de novembro, com o Prêmio em Biologia/2005 da TWAS – Academia de Ciências do Mundo
em Desenvolvimento. Silva irá dividir a premiação com o pesquisador Huanming Yang, da China. O anúncio foi feito durante encontro do conselho da entidade por ocasião do 15� Encontro Geral da TWAS, realizado esta semana na cidade de Alexandria, no Egito.
A cerimônia de premiação acontecerá em setembro de 2006, no Brasil, durante a 10� Conferência Geral da entidade. Na ocasião, Lima Silva receberá uma placa e o prêmio no valor de US$ 10 mil. Uma das mais prestigiosas condecorações da área científica, o prêmio da TWAS destaca o pioneirismo do trabalho de Lima Silva na investigação dos fatores básicos do enovelamento protéico, da interação proteína-ácido nucléico e da estabilidade e montagem de vírus e agregados protéicos amiloidogênicos. Os estudos da estabilidade de partículas virais e outros agregados protéicos, usando altas pressões hidrostáticas, resultaram em um novo método de obtenção de vacinas anti-virais e outras aplicações, que geraram patentes, além das publicações científicas.
Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ desde 1997, Lima Silva é coordenador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear de Macromoléculas da mesma instituição. Desde dezembro de 1999 que Lima Silva é membro da Academia Brasileira de Ciências. Em agosto de 2002, o pesquisador foi condecorado pela Presidência da República como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.