O Cedim, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, promoveu na quarta-feira, dia 7 de dezembro, a mostra do projeto Memória Viva. Com apoio da FAPERJ, o projeto trata da preservação da memória da trajetória de mulheres brasileiras que em várias épocas atuaram significativamente nas áreas cultural, política e social.
A mostra apresentou quatro produções realizadas em 2005: os depoimentos em vídeo de Rose Marie Muraro, Heloneida Studart, Ruth de Souza e Clara Steinberg. O projeto teve início em 2002 e já colheu o depoimento de 23 nomes de mulheres ilustres.
O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, esteve no lançamento na sede do Cedim, no centro do Rio, e fez breve discurso ressaltando a importância da parceria. "É uma satisfação acompanhar o resultado apresentado por esse projeto", disse.
Impossibilitas de comparecer pessoalmente, a escritora Rose Marie Muraro e a deputada Heloneida Studart fizeram-se presentes. Enquanto Muraro enviou mensagem em vídeo parabenizando o Cedim pela iniciativa, Heloneida Studart esteve representada por seu filho João Studart.
A atriz Ruth de Souza e a engenheira Clara Steinberg participaram da festa de abertura e foram homenageadas pelo Cedim. Cada uma recebeu um buquê de flores e fez um breve discurso de agradecimento e reconhecimento pela importância do projeto. O lançamento reuniu ainda autoridades como o secretário Estadual de Segurança Pública, Marcelo Itagiba; e o subsecretário de Justiça e Direitos do Cidadão, Fernando Fernandy Fernandes.
Depois das homenagens, a anfitriã da noite, Ana Maria Rattes, convidou os presentes para assistir aos vídeos “Vamos nos deliciar e aprender com a vivência dessas mulheres extraordinárias que estiveram à frente de seu tempo”, disse a presidente do Cedim.
Sob coordenação da cineasta Eunice Gutman, o Memória Viva visa rastrear e divulgar a trajetória, os avanços e a história da mulher brasileira, da cidade ou do campo, em suas diversas faces, através do registro feito em áudio e vídeo de depoimentos de mulheres que, em distintas épocas e provenientes de camadas sociais diferentes, conquistaram espaço na sociedade atuando significativamente na área política, social, cultural ou econômica, lutando por sua cidadania e pela construção do país.
Apoiado pela FAPERJ, o projeto já colheu depoimentos em vídeo de mulheres que marcaram presença na história do país, como Zezé Motta, Elza Monnerat, Jacqueline Pitanguy, Ana Arruda Callado, Ana Lipke e Ismênia de Lima Martins – esta última é a atual coordenadora do Programa de Editoração da FAPERJ.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes