A governadora Rosinha Garotinho nomeou o professor Rex Nazaré Alves como o novo diretor de Tecnologia da FAPERJ. A nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro. Alves, assim, substitui o engenheiro Marcos Cavalcanti, que deixa a Fundação no fim do mês de fevereiro, após três anos à frente da Diretoria de Tecnologia.
Rex Nazaré Alves foi selecionado a partir de uma lista tríplice, enviada ao Palácio Guanabara no início do mês por integrantes do Conselho Superior da FAPERJ. Também compunham a lista os engenheiros Francisco Cláudio Pereira de Barros e Sandoval Carneiro Júnior, ambos com vasta experiência em suas áreas de atuação.
Bacharel e licenciado em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara (atual Uerj), Alves também cursou Engenharia Nuclear no Instituto Militar de Engenharia (IME), onde é professor concursado desde 1994, e doutorou-se em Física pela Universidade de Paris. Suas principais atividades acadêmicas foram exercidas na Coppe/UFRJ e no IME.
O professor também teve larga atuação como administrador em pesquisa científica e tecnológica, assumindo cargos executivos e deliberativos em diversas instituições ligadas aos setores de tecnologia, energia nuclear e segurança. Atualmente, Alves acumula as funções de membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – da qual foi presidente de 1982 a 1990 - e consultor especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Junto com a nomeação de Rex Nazaré Alves, também foi publicada no Diário Oficial a recondução de Jerson Lima Silva ao cargo de diretor Científico da FAPERJ. Professor do Instituto de Bioquímica Médica do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, onde coordena o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear de Macromoléculas, Lima Silva terá mais um mandato de três anos. A primeira nomeação do professor, em 2002, também foi realizada a partir de lista tríplice, elaborada pelo Conselho Superior da FAPERJ.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes