Edital FAPERJ N.o 07/2007
PROGRAMA APOIO À INFRA-ESTRUTURA DE BIOTÉRIOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA SEDIADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ, faz saber, por via do presente Edital, que estão abertas as inscrições para a seleção de propostas coordenadas por pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do programa Apoio à infra-estrutura de biotérios em Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, conforme segue:
1. Objetivo
Apoiar a manutenção da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, visando garantir a implantação, modernização e o funcionamento de biotérios que tenham como finalidade a produção ou manutenção de animais utilizados em projetos de pesquisas científicas, tecnológicas, inovação e desenvolvimento experimental.
2. Elegibilidade
São elegíveis como proponentes equipes formadas por um conjunto de pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, dentre os quais deve ser nomeado um coordenador, sendo os demais participantes considerados como pesquisadores associados. Além do coordenador e dos pesquisadores associados, a equipe responsável pela realização do projeto também poderá incluir pós-graduandos, estagiários e pessoal técnico e administrativo do quadro das instituições partícipes.
Cada proposta deve ser encaminhada pelo coordenador da equipe, com anuência de sua Instituição de origem.
O coordenador deve ter o título de doutor ou equivalente e apresentar produção científica ou tecnológica de qualidade, especialmente nos últimos cinco anos.
Todos os pesquisadores da equipe, tanto o coordenador quanto os pesquisadores associados, devem estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta e não podem pertencer a mais de um grupo financiado pelo presente edital.
Pesquisadores com pendências (inadimplentes) junto a FAPERJ NÃO poderão concorrer. A eventual aceitação da documentação não garante que a proposta será avaliada, caso seja constatada inadimplência de algum dos pesquisadores da equipe proponente.
3. Critérios de Seleção
As propostas apresentadas devem refletir a necessidade de implantação, modernização e o funcionamento de biotérios, aquisição de equipamentos ou pequenas obras de infra-estrutura para a execução de um conjunto articulado de linhas de pesquisa. As metas a serem atingidas na proposta devem ser explicitamente especificadas de modo a permitir acompanhamento e avaliação.
3.1 São considerados como itens prioritários na proposta:
· O mérito técnico-científico e a sua adesão aos termos deste edital;
· A relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro;
· O caráter multidisciplinar;
· O escopo multiusuário;
· O impacto no desenvolvimento de Programas de Pós-graduação stricto sensu da Instituição a que estão vinculados os pesquisadores;
· A clareza quanto à definição dos fatos e metas relativos ao acompanhamento e avaliação, pela FAPERJ, da evolução do trabalho desenvolvido;
· A experiência e capacidade técnica do proponente e da equipe responsável pelo desenvolvimento dos projetos;
· A infra-estrutura disponível na Instituição para a realização das atividades de pesquisa relativas ao desenvolvimento dos projetos propostos.
· Os Curricula vitae do coordenador e dos pesquisadores associados, em relação às atividades previstas para a execução dos projetos;
3.2 As propostas devem ser enquadradas em uma das 2 (duas) faixas (A e B), delineadas neste Edital, de acordo com o montante solicitado, e apresentar orçamento detalhado dos itens imprescindíveis à realização das atividades previstas no projeto, com a cotação dos fornecedores.
3.3 Para as propostas apresentadas para a faixa A, faz-se necessária a designação de um Comitê Gestor do biotério, com no mínimo três membros.
3.4 As propostas serão analisadas por uma Comissão Especial de Julgamento, designada pela Diretoria da FAPERJ, com a participação dos Coordenadores de área das Entidades Estaduais.
3.5 Os resultados serão apresentados através de emissão de parecer, fundamentando o atendimento ao pleito ou o seu indeferimento.
3.6 O prazo de execução de cada proposta contratada será de até 12 (doze) meses, contados a partir da data de liberação dos recursos.
4. Recursos Financeiros
Os recursos alocados para financiamento do presente Edital são da ordem de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), definidos na Programação Orçamentária da FAPERJ, sendo R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) destinados às propostas da faixa A.
As propostas deverão ser classificadas nas seguintes faixas, de acordo com o montante solicitado:
A até R$ 200.000,00
B até R$ 50.000,00
As propostas selecionadas na faixa A deverão ser, obrigatoriamente, de Instituições diferentes.
5. Itens Financiáveis
São financiáveis itens de capital e custeio, compreendendo:
· aquisição de equipamentos;
· componentes e/ou peças de reposição;
· obras e instalações;
· pagamento integral ou parcial de contratos de manutenção;
· serviços de terceiros com caráter eventual;
· despesas acessórias de importação.
Não serão permitidas despesas com a contratação ou complementação salarial de pessoal técnico e administrativo e as de rotina, como as contas de luz, água, telefone, correio, reprografia e similares, entendidas como despesas de contrapartida obrigatória da Instituição.
6. Cronograma
Lançamento do edital |
06/07/2007 |
Submissão de propostas on-line |
de 09/07/2007 a 31/08/2007 |
Entrega de cópia impressa do projeto |
até 06/09/2007 |
Divulgação dos resultados |
a partir de 01/10/2007 |
Contratação dos projetos |
a partir de 15/10/2007 |
OBS: Os documentos impressos somente são aceitos para os candidatos que enviaram o pedido on-line dentro do prazo estipulado por este Edital.
7. Procedimentos para Inscrição
O preenchimento do formulário /on-line/ no inFAPERJ e a submissão do projeto deverão ser realizadas pelo coordenador do projeto (com login e senha próprios)
7.1 A inscrição se dará em três fases:
· Fase 1: cadastramento ou atualização do cadastro on-line do coordenador do projeto, conforme disposto no item 7.2;
· Fase 2: preenchimento do formulário on-line, com prazo final no dia 31 de agosto de 2007, conforme disposto no item 6;
· Fase 3: entrega de uma via da documentação impressa na FAPERJ, ou pelo correio, até o dia 06 de setembro de 2007, acrescida de cópia do protocolo de inscrição on-line, conforme disposto no item 7.4.
7.2 Cadastramento on-line (preenchimento inicial ou atualização para os já cadastrados):
· Acessar www.FAPERJ.br/inFAPERJ (login = o seu CPF);
· Clicar em Meu Cadastro;
· Preencher todos os dados obrigatórios marcados com (*) e incluir o link para acesso ao CV Lattes (menu Curriculum);
· Clicar em VALIDAR para verificar as eventuais pendências e obter o número de matrícula na FAPERJ.
Observações:
Para anexar o Link do CV LATTES no "MEU CADASTRO", consulte: http://www.faperj.br/downloads/formularios/CVLATTES_inFAPERJ.pdf
7.3 Preenchimento do formulário on-line:
Dentro do sistema inFAPERJ, seguir os seguintes passos:
· Acessar o menu Solicitar fomentos;
· Selecionar a linha do edital Apoio à Infra-Estrutura de Biotérios em Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio De Janeiro;
· Verificar os termos do contrato e submeter a proposta, relacionando todos os projetos de pesquisa em vigência, financiados pela FAPERJ ou CNPq, que poderão ser beneficiados por este edital, com respectivos números de controle, relativos a toda a equipe componente; também deverá constar orçamento detalhado, contendo a justificativa dos itens solicitados à FAPERJ, com cotação dos serviços a serem contratados ou produtos a serem adquiridos, com cotação dos fornecedores;
· Preencher o formulário on-line, anexando os documentos solicitados. O solicitante pode salvar o seu preenchimento quantas vezes for necessário e acessá-lo novamente a partir do menu Meu inFAPERJ.
· Para fazer o envio definitivo do pedido, clicar no botão Enviar para FAPERJ. Após o envio definitivo da proposta, não haverá possibilidade de alteração ou substituição de seu conteúdo;
· Após o envio, o solicitante receberá um e-mail com a confirmação do recebimento e o número de protocolo;
· O Formulário de Inscrição on-line é gerado automaticamente e a sua cópia deverá ser anexada ao material impresso a ser entregue na FAPERJ.
7.4 Envio da documentação impressa:
A documentação para inscrição, listada a seguir, deverá ser entregue em uma via, conforme os formulários específicos de inscrição e o de projeto. Essa documentação somente será aceita se o candidato tiver cumprido o prazo estabelecido neste Edital para a solicitação on-line:
· Cadastro inFAPERJ impresso (no menu Meu Cadastro, clicar em Imprimir Cadastro para abrir o documento gerado pelo inFAPERJ (*.rtf));
· Curriculum Vitae do coordenador do projeto, no formato Plataforma Lattes resumido, no qual deve constar a produção acadêmica e científica dos últimos 5 (cinco) anos (acesso em http://lattes.cnpq.br/index.htm);
· Formulário de inscrição inFAPERJ impresso com as assinaturas e carimbos requeridos (no menu Meu inFAPERJ: 1. clicar no seu pedido on-line; 2. abrir o Formulário de Inscrição anexado no final do pedido; 3. imprimir o documento);
· Proposta com orçamento detalhado submetido on-line (cópia).
Observação: Para orientações de como gerar o CV Lattes em formato rtf, consulte: http://www.faperj.br/downloads/formularios/CVLATTES_RTF.doc
Os proponentes podem entregar a documentação no protocolo da FAPERJ ou enviar por correio os documentos requeridos, desde que tenham feita a inscrição on-line até a data estabelecida no cronograma. A falta de um ou mais documentos implicará na rejeição da proposta. É considerada como data de entrega a que constar no carimbo de remessa da agência dos correios sobre o envelope. Essa documentação deve ser remetida para o seguinte endereço:
FAPERJ
A/C Programa Infra-estrutura de Biotérios 2007
Avenida Erasmo Braga 118 / 6.o andar Centro
Rio de Janeiro RJ
20.020-000
8. Prestação de contas
A comprovação de gastos com as propostas aprovadas, deve obedecer as normas do Manual de Prestação de Contas da FAPERJ (www.FAPERJ.br/serviços) e as orientações complementares que venham a ser expedidas por sua Diretoria.
O prazo máximo para prestação de contas é de 90 (noventa) dias, a partir do prazo estipulado para o desenvolvimento do projeto 12 meses.
9. Rejeição de Propostas
· Somente serão aceitas as propostas que contenham toda a documentação especificada. Aquelas que forem enviadas incompletas pelos correios não serão protocoladas, ficando a documentação à disposição do candidato por 30 (trinta) dias. Decorrido este tempo, serão destruídas.
· Serão rejeitadas as propostas enviadas por pesquisadores com pendências e de pesquisadores inadimplentes junto a FAPERJ (esta situação se aplica tanto ao coordenador quanto aos demais membros da equipe).
10. Revogação ou Anulação do Edital
A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, inclusive quanto aos recursos a ele alocados, por decisão unilateral da FAPERJ, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
11. Disposições Gerais
Toda publicação apoiada com recursos provenientes do presente Edital deverá citar, obrigatoriamente, o apoio da FAPERJ.
Deverá ser comunicada à FAPERJ, pelo pesquisador, qualquer alteração relativa à execução do projeto apresentado, acompanhada da devida justificativa.
A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela Diretoria da FAPERJ por ocorrência de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, durante a sua implementação, sem prejuízo de outras providências cabíveis.
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Diretoria da Fundação.
Eventuais recursos deverão ser única e exclusivamente submetidos à Diretoria da FAPERJ até 7 (sete) dias úteis após a divulgação dos resultados.
Rio de Janeiro, 06 de julho de 2007.
Ruy Garcia Marques
Diretor Presidente
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