O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Desenvolvimento Regional: inscrições até sexta-feira, dia 28/9
Publicado em: 28/09/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Desenvolvimento Regional: inscrições até sexta-feira, dia 28/9

Lançados simultaneamente em 21 de agosto, os editais do Programa de Parceria de Pós-Graduação (PPPG) e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) já não correm dentro do mesmo cronograma. Enquanto o prazo para solicitação das bolsas de mestrado e doutorado do PPPG terminou na semana passada, o do DCR se encerra apenas nesta sexta-feira, dia 29 de setembro.

Fruto de convênio entre a FAPERJ e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC), o PPPG foi desenhado para contemplar sete áreas do conhecimento com 150 bolsas, distribuídas entre alunos de mestrado e doutorado. No total, 58 programas de pós-graduação da região metropolitana do Rio e do interior enviaram propostas solicitando concessão de bolsas à Fundação.

Na lista de instituições sediadas no Grande Rio aparecem UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Escola Nacional de Botânica Tropical (JBRJ), CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Do interior, a Fundação recebeu solicitações do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), situado em Petrópolis, e da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), ambos de Campos dos Goytacazes. O prazo para análise e julgamento das propostas previsto no edital vai até 20 de outubro. A aprovação dos resultados pelas diretorias da FAPERJ e Capes, ainda segundo o edital, deverá ocorrer até 25 de outubro.

DCR visa estimular a fixação de recursos humanos no interior do Estado do RJ

Parceria entre a FAPERJ e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o DCR visa estimular a fixação de doutores em centros acadêmicos situados fora da capital fluminense, de modo a contribuir para a consolidação da C&T no estado em diversas áreas do conhecimento. O programa foi inaugurado em 2004, ano em que nove propostas foram contempladas.

A análise e o julgamento das propostas serão realizados até a data de 10 de novembro.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 11 do mesmo mês. Já a contratação dos projetos deverá ocorrer a partir de 4 de dezembro.

Saiba mais:

Edital oferece 150 bolsas para Pós-Graduação

Confira a íntegra dos Editais PPPG e DCR
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes