O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > SBPC: inclusão social é tema da abertura
Publicado em: 14/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

SBPC: inclusão social é tema da abertura

Tema central da 55 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a inclusão social foi um dos principais temas destacados durante a sessão de abertura do encontro. Este ano, o evento está sendo realizado no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, de 13 a 18 de julho.

Ao dar as boas-vindas aos participantes da Reunião, o reitor da UFPE, Professor Geraldo Pereira, destacou os contrastes existentes na capital pernambucana, que une inclusão e exclusão social. “Existe o Recife dos incluídos e o Recife dos excluídos. È nesse contrate que vive a nossa cidade, assim como outras grandes cidades brasileiras”, afirmou.

O prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, destacou a escolha do tema da SBPC: “Educação, Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social”. “Após dois anos e  seis meses temos a clara dimensão do que é governar  uma cidade pobre e desigual”. Segundo Lima e Silva, há em Recife 500 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, o equivale a um terço da população local.

De acordo com o prefeito de Recife, algumas iniciativas já estão sendo tomadas para minimizar a pobreza na capital. O programa de renda mínima Bolsa Escola da Prefeitura está concedendo uma bolsa de R$ 120 ao mês às famílias com crianças matriculadas em escolas. Famílias com mais dedois filhos recebem R$ 240 mensais.

Protestos

A abertura da Reunião Anual também foi marcada por uma manifestação de professores e servidores das universidades federais que estão em greve e de estudantes. Eles estenderam faixas dentro do Teatro do Centro de Convenções da UFPE em protesto contra a reforma da Previdência e à adesão do Brasil ao Tratado de Livre Comércio das Américas (ALCA). Mantendo a tradição de fazer da reunião um espaço democrático, a diretoria da SBPC deu oportunidade de os representantes da Andes e da Une discursarem.   

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes