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Publicado em: 28/06/2007
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Explosão do EAD e dos edublogs mostram a força da TI na Educação

Tereza Porto*

 

Quem ainda guarda a imagem das apostilas impressas, das fitas de áudio e vídeo, e das avaliações dos alunos enviadas exclusivamente pelo correio como símbolo dos cursos ministrados a distância se surpreenderá com a velocidade com a qual as novas tecnologias vêm sendo incorporadas a esta modalidade de ensino. Depois da franca popularização do e-learning (o ensino mediado pela Internet) e das videoconferências – utilizados, respectivamente, em 56% e 20,8% dos casos – até os celulares do tipo smartphone e os ambientes virtuais, como o Second Life, estão servindo de suporte para as relações entre professores e alunos em busca de cada vez mais interatividade e instantaneidade.

 

A idéia de explorar a plataforma tridimensional que virou sensação na Internet, esta, sim, é uma solução recentíssima, encontrada por instituições como o Senac São Paulo para permitir que os alunos, através de seus avatares (personagens), se relacionem no ambiente virtual com seus tutores por meio de chats ou vídeo e façam downloads do conteúdo do curso. No Senac, a ferramenta será usada justamente nas aulas de administração de ambientes virtuais e criação de objetos.

 

Inovações como esta provam que o Ensino a Distância (EAD), fundado no país nos anos 70, há muito abandonou a pecha de educação de segunda classe, antes restrita aos módulos técnicos e supletivos, sendo reconhecido pelo Governo Federal como uma brecha real para levar a informação aos rincões mais isolados do país e reduzir a desigualdade de oferta de ensino superior longe dos grandes centros urbanos.

 

Os números não negam a pujança deste novo cenário: segundo dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraead/2007), publicado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) e pelo Instituto Monitor e lançado no último dia 3 de abril, um em cada oitenta brasileiros estudou por EAD no ano passado, seja em cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu, educação corporativa ou nos inúmeros projetos existentes voltados para a capacitação de pequenos e médios empresários. Só na graduação e na pós – que hoje oferecem 205 e 246 tipos de cursos a distância em todo o país, respectivamente –, o número de alunos cresceu 91% no ano passado. Em 2006, o Brasil bateu a marca de 2,279 milhões de estudantes matriculados neste universo, contribuindo para a inclusão social de portadores de necessidades especiais e indivíduos com dificuldades de locomoção.

 

De olho na capacitação ágil de seus quadros a menores custos, as empresas também descobriram o e-learning e hoje levam 1,5 milhão de profissionais de volta às salas de aula – desta vez, virtuais –, provocando um crescimento estupendo nas atividades de EAD, favorecidas pela alta informatização do ambiente corporativo: aproximadamente 1.200%, de 1999 para cá.

 

Apesar de ainda padecer de uma falta de critérios definidos para padronizar a avaliação de qualidade dos cursos – nivelando as instituições de ensino em nível mundial –, aferir a satisfação dos alunos ou ainda definir o grau de interatividade e a forma adequada de apresentação do conteúdo, o EAD desenvolvido no Brasil é considerado de bom nível pedagógico, com um número razoável de docentes formados e material didático bastante criativo. E não faltam experiências nacionais bem-sucedidas na área, como a da Univirr (Universidade Virtual do Estado), de Roraima, que com apenas oito professores oferece cursos pré-vestibulares a distância a interessados de 15 municípios do interior, além da capital Boa Vista, incluindo comunidades localizadas em reservas indígenas. Além de contar com uma unidade de transmissão via satélite para transporte e geração de aulas a partir de qualquer ponto do estado, o projeto da Univirr ainda prevê o uso de recursos de videoconferência por IP e TV interativa em suas salas de aula.

 

Desempenho notável têm também a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e o Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), consideradas pelo MEC como instituições pioneiras e com elevado reconhecimento na área, tendo sido contratadas para realizar a capacitação de todas as instituições federais da Região Sudeste envolvidas com a Universidade Aberta do Brasil. O Cederj opera através de uma parceria com as universidades públicas do estado do Rio, onde o ensino semipresencial é oferecido (incluindo atendimento com tutores e aulas de laboratório), e conta com aproximadamente 16 mil alunos de graduação.

 

Na outra ponta, professores e alunos têm inventado diferentes maneiras de produzir e compartilhar melhor o conhecimento usando a Internet, empreendendo esforços – muitas vezes, de forma voluntária – para difundir suas experiências locais e aprimorá-las de forma colaborativa. Baseados nos weblogs, ou simplesmente blogs (“diários na rede”, em tradução literal do inglês), que tiveram seu boom nos anos 90, e na linguagem wiki (sinônimo de interação total entre os usuários de um sistema, sobre a qual foi construído o fenômeno Wikipedia), agora são os “edublogs”que começam a ganhar força por aqui, após serem massificados na Inglaterra, Portugal e Estados Unidos.

 

O objetivo é usar a plataforma para que a turma realize trabalhos em conjunto, dinamizando as aulas das mais diversas disciplinas e despertando nos alunos qualidades como autonomia, curiosidade, cooperação, socialização, melhoria da qualidade da escrita, no relacionamento com professores e até aumento da auto-estima, posto que gera o fator protagonismo dos registros deixados à disposição de alunos de outras escolas, cidades e países.

 

Além das listas online de comunidades de professores e multiplicadores, que estão igualmente a serviço da divulgação de melhores práticas e do incentivo à educação continuada dos mestres via Internet, o rol de tecnologias educacionais envolve ainda os tradicionais chats, ferramentas de webquests e webgincanas, programas transmitidos via webcasting e podcasts produzidos pelos próprios alunos a partir dos temas investigados.

 

Os pré-requisitos para que todas estas práticas atinjam o objetivo desejado, no entanto, não são nada simples. Apesar do expressivo uso da Internet para fins educacionais registrado entre julho e agosto do ano passado pelo NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br, entidade implementadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil) – 64,39% dos que haviam acessado a web no período –, há que se observar o alto grau de exclusão digital apontado pela própria pesquisa: apenas 27,82% dos entrevistados eram internautas. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (março/2007), por sua vez, revelou a exclusão digital de 79% dos brasileiros.

 

Falar em banda larga, então, parece ainda mais complicado, considerando a ausência de interesse econômico das telecoms de levar infra-estrutura de rede em alta velocidade para o interior. No Brasil, apenas 6,7% dos domicílios possuem acesso à banda larga, contra 25% na América do Norte e 27% na Europa Ocidental. Se falarmos em municípios, somente 1,6 mil dos 5,6 mil municípios brasileiros estavam cobertos por essa tecnologia ao final de 2005, segundo dados do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2006.

 

Neste sentido, os projetos de cidades digitais – como o desenvolvido pelo governo fluminense através do Proderj, em parceria com prefeituras e com empresas de base tecnológica da iniciativa privada –, a expansão da rede Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) e o amadurecimento do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, que prevê a concessão de canais públicos com finalidade educativa, terão um papel fundamental.

 

Outras ações oficiais recentes prometem dar novo gás ao segmento de EAD. Depois de formatar a estrutura legal que dá base a esta atividade e de criar a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o MEC está promovendo a integração dos conselhos estaduais de educação com a esfera federal, com vistas a agilizar o credenciamento dos cursos de educação básica a distância (que são complementares ao ensino regular) e elaborar referências de qualidade para este tipo de ensino. Segundo a lista divulgada pelo MEC em 30 de março deste ano, após a primeira avaliação das instituições ofertantes de EAD, já teremos 174 pólos de apoio presenciais vinculados à UAB entrando em atividade em junho, e 291 pólos até o final de 2007 – atingindo um total de 288 municípios brasileiros.

 

Enfim, trata-se de boas novas, embora seja longo e árduo o caminho rumo à real democratização do acesso à banda larga no Brasil e à implementação de um plano nacional para o setor. O desafio de construir um laboratório de informática com Internet rápida em cada escola pública do país em quatro anos, recém-anunciado pelo Ministério das Comunicações, é um dos próximos passos do Governo Federal neste sentido e deverá demandar investimento de R$ 1,6 bilhão. Quanto mais cedo a Educação for encarada como atividade prioritária para alavancar o potencial de inovação da economia nacional, recebendo os recursos devidos dos fundos setoriais, e quanto menor for a brecha digital no país, mais proveitoso será o namoro entre o ensino e as novas tecnologias.

* Tereza Porto é analista de sistemas formada pela Uerj, com especialização em Banco de Dados em Ambiente Cliente / Servidor pela PUC-Rio. Após atuar na iniciativa privada, entre 1995 e 1998, participou do projeto de informatização do Ministério Público do Rio de Janeiro. Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj)



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