Prezado Outorgado,
Para orientações sobre Prestação de Contas, acesse:
Para orientações sobre a organização da documentação para Prestação de Contas, acesse o tutorial:
Para gerar os documentos inerentes à Prestação de Contas, para os quais a FAPERJ disponibiliza modelos, acesse:
Para recolhimento de valores à FAPERJ, acesse a Guia de Recolhimento do Estado do Rio de Janeiro - GRE:
A partir de 01/10/2015 o agendamento prévio e o atendimento presencial (exame prévio), relativos às Prestações de Contas, estão extintos. Sendo assim, a Prestação de Contas, juntamente com o Relatório Técnico, deverá ser entregue diretamente no Setor de Protocolo da Fundação, de segunda a sexta-feira, no horário entre 10 e 16 horas. Assim, não mais haverá marcação de exame prévio, por telefone, com a Auditoria Interna.
Objetivando não causar prejuízos e transtornos, a entrega da Prestação de Contas, juntamente com o Relatório Técnico, ocorrerá de acordo com as situações e os prazos a seguir descritos:
Situação | Entrega da Prestação de Contas |
Projetos agendados até 30/9/2015 | Mantido o exame prévio. Comparecer na FAPERJ no dia e horário já marcados na Auditoria Interna |
Projetos agendados para 01/10/2015 a 30/6/2016 | Cancelado o exame prévio. A Prestação de Contas deverá ser entregue no Protocolo até 30/6/2016 |
Projetos com fim do prazo de execução/vigência após 01/10/2015, com início anterior a essa data | Até 6 meses após o fim do prazo de execução |
Projetos contemplados em Editais com término de prazo de execução/vigência entre 01/08 a 30/09/2015 | |
Projetos com início do prazo de execução/vigência após 01/10/2015 | Até 60 dias após o fim do prazo de execução |
Projetos com recebimento de Termo de Outorga a partir de julho de 2015 | Até 60 dias após o fim do prazo de execução |
Projetos oriundos dos Convênios FINEP/TECNOVA, PRONEM, PRONEX, INCT e PPSUS agendados a partir de 01/10/2015 | Cancelado o exame prévio. A Prestação de Contas deverá ser entregue até a data que o outorgado já estava agendado (de acordo com as regras vigentes até 30/9/2015) |
Projetos oriundos dos Convênios FINEP/TECNOVA, PRONEM, PRONEX, INCT e PPSUS com fim do prazo de execução após 01/10/2015, com início anterior e posterior a essa data | Até 60 dias após o fim do prazo de execução |
Inadimplentes | Imediata no Protocolo da FAPERJ após 01/10/2015 |
A Prestação de Contas deverá ser formalizada de acordo com as novas Instruções para Prestação de Contas aprovadas em 01 de outubro de 2015, disponibilizadas no site da FAPERJ. Entretanto, os Recibos de modelos da FAPERJ que tenham sido emitidos nas versões antigas não deverão ser reemitidos, já que se tratam de documentos comprobatórios de despesas emitidos no momento da sua execução do projeto.
A flexibilidade dos prazos refere-se apenas à entrega da Prestação de Contas e do Relatório Técnico, na FAPERJ. Logo, o prazo para execução do projeto deve obedecer àquele determinado no Termo de Outorga e Aceitação de Auxílio/Bolsa.
Os documentos que compõem a Prestação de Contas, para os quais a FAPERJ disponibiliza modelos, foram reformulados e serão gerados a partir do “Editor de Formulários para Prestação de Contas”. Além disso, mais dois modelos de documentos foram criados, são eles: Recibo de Repasse de Valor para Doutorando do Exterior – Doutorado Sanduíche Reverso, de uso restrito e obrigatório no caso outorga de Bolsa Sanduíche Reverso para efetivar o repasse mensal da bolsa de subsistência ao estagiário de doutorando do exterior, e Relatório de Diárias para Trabalho de Campo Coletivo, para quando houver realização de trabalho de campo desenvolvido por grupo de pesquisadores inerente ao projeto de pesquisa aprovado pela FAPERJ. O Editor está disponível no site da Fundação, possibilitando a emissão dos documentos de forma mais prática, além disso, contem ajuda para preenchimento e instruções para a sua correta utilização. Todos os modelos apresentam layouts padronizados e textos adequados ao Termo de Outorga e Aceitação de Auxílio/Bolsa.
Após a análise da Prestação de Contas pela Auditoria Interna, caso sejam verificadas pendências, o Outorgado receberá, por e-mail, os documentos denominados “Solicitação de Exigências para Prestação de Contas” e “Solicitação de Exigências para a Prestação de Contas – Reiteração”. Portanto, é necessário manter o e-mail cadastrado no sisFAPERJ atualizado.
O Setor de Protocolo da Fundação somente receberá Prestação de Contas que contenha documentação devidamente preenchida, assinada, com versos das folhas não utilizadas, que não estejam amassadas ou rasgadas, e que, também, estejam ordenadas de acordo com as Instruções para a Prestação de Contas e as orientações apresentadas no tutorial “Como Elaborar a Prestação de Contas”.
Ressalta-se, que a entrega da Prestação de Contas e do Relatório Técnico no Setor de Protocolo da FAPERJ não desobriga o Outorgado de responsabilidades quanto à regularidade dos respectivos documentos. Após a entrega, os documentos sofrerão análise pelas áreas competentes, e, sendo necessário, será solicitado o atendimento a eventuais pendências.
Para que a mudança na forma de recepção das Prestações de Contas fosse possível os instrumentos que orientam os procedimentos para concessão de auxílio/bolsa e elaboração das Prestações de Contas sofreram adequações que descrevem conceitos de maneira uniforme e mais um documento foi criado, são eles:
E, em se tratando de solicitações à FAPERJ, a submissão será por meio de novos formulários padronizados e disponibilizados no site da Fundação:
Destacam-se as novas possibilidades para o Outorgado, cujas regras encontram-se nas Instruções de Concessão e Utilização dos Auxílios e Bolsas e para Prestação de Contas:
A Central de Atendimento FAPERJ, formada por equipe capacitada para esclarecer dúvidas, prestar informações, assim como, receber solicitações encaminhadas por e-mail, está à disposição do público de segunda a sexta, das 10h às 16h, pelo telefone 2333-2001 ou pelo e-mail central.atendimento@faperj.br.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes