Vinicius Zepeda
Vinicius Zepeda |
Estande da FAPERJ na 59 Reunião Anual da SBPC |
No início da semana, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, visitou o estande, onde foi recebida pelo diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Marques, que esteve em Belém para a reunião do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Ele presenteou a governadora com obras publicadas com o apoio da agência de fomento à pesquisa fluminense e colocou-se à disposição de Ana Júlia Carepa no auxílio à construção da FAP paraense, que em breve deverá apoiar a comunidade científica daquele estado. A governadora disse saber das promissoras perspectivas de desempenho da FAPERJ neste ano de 2007, em razão da prioridade que o secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, vem dedicando a toda comunidade científica fluminense.
Confap realiza reunião paralela e apóia criação de FAP paraense
Paralelamente à Reunião Anual da SBPC, foi realizada, nos dias 9 e 10, reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Agendada também com o objetivo de incentivar as autoridades locais a criar uma FAP (Fundação de Amparo à Pesquisa) no Estado do Pará, a iniciativa teve efeito mesmo antes do início dos trabalhos, já que a governadora Ana Júlia anunciou na solenidade oficial de abertura da reunião da SPBC, a criação de uma FAP paraense, bem como a da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia.
Uma conferência do governador do Estado do Amazonas inaugurou os debates do primeiro dia da Confap. Eduardo Braga falou sobre os investimentos feitos no seu estado na área de C&T e explicou que o modelo de desenvolvimento que está implantando na Amazônia é centrado em quatro fundamentos: econômico, social, ambiental e tecnológico. “O dia de hoje é histórico para a Amazônia. Inauguramos o primeiro curso de capacitação profissional de jovens em 300 escolas do interior do estado. O projeto, voltado para o ensino médio rural, vai trazer conhecimento para 10 mil jovens através de aulas por IP/TV banda larga digital”, declarou com orgulho. “Entretanto, ainda não posso deixar de me indignar com o fato de que anualmente 5% da população do estado ainda é contaminada por malária, doença praticamente erradicada no resto do país”, completou o governador.
Ao fim da palestra de Braga, o presidente do CNPq, Marco Antônio Zago, elogiou as iniciativas de Eduardo Braga na área de C&T e também a forma clara e precisa com que conduziu sua apresentação, em discurso bastante afinado com as estratégias de dirigentes das agências de fomento à pesquisa do país. O presidente do Confap, Odenildo Teixeira Sena, que ocupa igualmente a presidência Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), ressaltou o apoio da comunidade científica à agência e também à Sect-Amazonas (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas). “Passados quatro anos e meio de nossa criação, não conheço um pesquisador de nosso estado que tenha algo a reclamar dessas instituições”, afirmou. Além disso, Odenildo destacou a importância do Programa Jovem Cientista Amazônico (JCA), desenvolvido pela Fapeam. “O objetivo do JCA é estar atento às agendas locais de pesquisa para incentivar a formação de jovens pesquisadores”, complementou.
Ao final de sua apresentação, Sena propôs ao secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Luis Elias, a inclusão do Confap no Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O projeto de lei de regulamentação do FNDCT não contempla nem o Confap e nem o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). Elias sinalizou, entretanto, que a inclusão das duas instâncias no Conselho Diretor do FNDCT poderá ser discutida durante a tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional. Presidentes e diretores de FAPs cobraram tanto de Luis Elias quanto do titutar do CNPq a necessidade de descentralização de investimentos e a participação efetiva dos estados nas decisões sobre as prioridades do setor de C&T no país.
No segundo dia do programa do Confap, Patrícia Brant Monteiro, diretora da área de ciências biológicas e agrárias da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) apresentou a palestra Fapesp 45 anos – a experiência que deve ser imitada e abriu espaço para debates com integrantes de outras FAPs. A atuação da Fapesp foi muito elogiada por todos os presidentes de FAPs e considerada, em muitos pontos, um exemplo a ser seguido.
Abertura do evento contou com a presença de dois governadores da região
Vinicius Zepeda |
Ruy Marques (à esq.) reuniu-se com o recém- eleito presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp |
- Uso de animais em pesquisas é tema de minicurso na 59 SBPC
- Museus virtuais de Ciências: um espaço para estimular a curiosidade
- FAPERJ volta a participar da Reunião Anual da SBPC
Veja também:
Fotogaleria de imagens da SBPC
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes