Vinicius Zepeda
Vinicius Zepeda |
Ao lado dos estandes, o planetário do Cecierj |
A ciência exposta em palestras, minicursos e dinâmicas de grupo, e diversas apresentações atraíram a atenção de pesquisadores, universitários, jovens secundaristas, adultos e até crianças, que agitaram a cidade de Belém durante a semana de 9 a 13 de julho, quando foi realizada a 59 Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Inúmeros pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro compareceram a diversas atividades durante o evento.
Os vinte e cinco anos da revista Ciência Hoje se constituíram no tema de uma palestra sobre divulgação científica, no dia 9 de julho. Na apresentação, Renato Lessa, sociólogo do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro) e ex-presidente da FAPERJ, o antropólogo Otávio Velho, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e o fisico Alberto Passos Guimarães, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), contaram um pouco da história daquela que, segundo Lessa, "é até hoje o único esforço bem-sucedido em produzir uma revista sobre ciências feita por cientistas em todo o Brasil".
Na manhã de 10 de julho, iniciou-se um minicurso sobre o uso de animais em pesquisas que durou até o penúltimo dia do evento e foi ministrado pelos médicos Paulo de Assis Melo (professor do Departamento de Farmacologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Marcelo Marcos Morales (Instituto de Biofísica - UFRJ). O presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, participou da primeira apresentação deste minicurso e do debate que se seguiu, enfatizando a relevância na ética na pesquisa com animais. Encerrada a discussão, Ruy Marques convidou Paulo Mello para visitar o estande da Fundação. No dia 12 de junho, quinta-feira, foi a vez de Marcelo Morales comparecer ao estande da FAPERJ, sendo também recebido por Marques.
Mas foi na quarta-feira, 11 de julho, que houve o maior número de palestras proferidas por pesquisadores de instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Pela manhã, a médica da UFRJ, Rosália Mendez Otero falou sobre as promessas e a realidade que ainda envolvem a questão das células-tronco atualmente no país. Além dela, a jornalista especializada em divulgação científica Luísa Medeiros Massarani, da Fiocruz (Fundação Instituto Oswaldo Cruz), falou sobre a importância do estímulo à curiosidade nos Museus Virtuais de Ciências.
Vinicius Zepeda |
Alex Fiúza de Mello, reitor da UFPA, em visita ao estande da FAPERJ |
Ainda na quarta-feira, a mestranda em Biologia pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Carla Freitas, recebeu o 4. Prêmio Destaque do Ano em Iniciação Científica 2006 do CNPq.
Na manhã da quinta-feira,12, penúltimo dia do evento, o engenheiro de alimentos da UFRJ, Luís Eduardo de Carvalho, falou sobre o desafio da ciência perante a regulamentação de dietéticos, transgênicos e orgânicos. Já o professor de Farmácia da UFRJ e coordenador do IVF/FAPERJ (Instituto Virtual de Fármacos), Eliezer Barreiro, falou sobre a questão dos medicamentos no Brasil, e o professor da UFRJ, Luís Davidovich, discorreu sobre os desafios da universidade no Brasil. Na parte da tarde, o médico da Fiocruz, Renato Cordeiro, e o presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF) e professor da UFRJ, Marcelo Morales, debateram sobre o desenvolvimento da ciência e o uso de animais para melhoria da saúde humana. Por último, a astrônoma e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Daniela Lazaro, falou sobre os elementos que constituem os planetas do sistema solar.
Também na quinta-feira, 12, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Alex Bolonha Fiúza de Mello, foi recebido por Ruy Marques no estande da FAPERJ. Na ocasião, Marques ofereceu à UFPA todos os exemplares de livros, vídeos e DVDs levados a Belém para exposição no estande da Fundação, o que foi muito bem aceito pelo reitor. Durante o encontro, os dois dirigentes discutiram aspectos relativos ao programa de editoração da FAPERJ, concordando no que se refere à grande importância da divulgação científica, tanto para a população em geral como também para a própria comunidade científica, pelo incremento da editoração e valorização da publicação de livros-texto.
Clique aqui para ver uma fotogaleria de imagens da SBPC
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes