O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Curso de Ciências Sociais é aberto em São João de Meriti
Publicado em: 05/08/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Curso de Ciências Sociais é aberto em São João de Meriti

   

Foi realizada nesta segunda-feira (04/08) a cerimônia de abertura do Curso de Introdução às Ciências Sociais promovido pela Escola de Governo da Baixada Fluminense (EGBF) com apoio da FAPERJ. Cerca de duzentas pessoas participaram da solenidade, na sede da Associação Comercial e Empresarial de São João de Meriti (ACEME), onde as aulas serão ministradas a partir 11 de agosto.

           

Lançado no dia 3 de julho, o Curso de Introdução às Ciências Sociais teve grande repercussão. As 60 vagas previstas inicialmente não foram suficientes para atender a demanda, de 290 inscritos, o que obrigou a direção da EGBF a oferecer turmas extras e a criar um novo núcleo em Nova Iguaçu. As inscrições já estão encerradas e, devido à procura, foi criada uma lista de espera para aproveitar possíveis desistências.

 

O Curso de Introdução às Ciências Sociais é destinado, preferencialmente, a todos aqueles que têm interesse em obter conhecimentos sobre os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da Baixada Fluminense e desenvolver estudos sobre a região. Desta forma, pretende atender a líderes comunitários, representantes de ONGs que atuam no local, representantes de órgãos públicos e secretarias de governo, pesquisadores, professores de ensino fundamental e médio, estudantes de graduação, e demais interessados.

 

FAPERJ concede bolsas

 

O curso é mais uma iniciativa da Escola de Governo, lançada em dezembro de 2002. Dirigida pelas pesquisadoras Inês Patrício e Angela Ganem, do Departamento de Economia da UFF, a EGBF é um projeto de extensão que une pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A UFF é a instituição gestora.

           

 “A escolha da Baixada Fluminense não foi uma opção assistencialista. O curso tinha de ser oferecido em uma região onde é produzido valor. E valor é produção industrial e trabalho e a Baixada produz 25% do PIB industrial do estado. Mais do que nunca, a região deve concentrar um esforço de pensar o governo”, destacou a professora Inês Patrício, durante a cerimônia de abertura. O evento contou com uma palestra do diretor científico da FAPERJ, professor Jerson Lima Silva, que falou sobre a política de fomento da fundação.

 

“rgão de apoio à pesquisa vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a FAPERJ concedeu 11 bolsas para os pesquisadores que vão atuar no Curso de Introdução às Ciências Sociais, o que corresponde a um valor em torno de R$ 15 mil mensais. “O governo entende que o aparelho do estado tem uma dívida para com a Baixada Fluminense. Ainda não conseguimos reverter o passivo para com a região”, afirmou o diretor-presidente da FAPERJ, Epitácio Brunet. “A importância da escola é dar instrumentos para que a plenitude da cidadania seja exercida no dia-a-dia e permitir que todos possam ter chances iguais”, disse.

 

Universidade pública

 

O secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, destacou a excelência acadêmica do curso. Já o presidente da Associação Comercial de São João de Meriti, Manuel Claro, enfatizou a importância de governo e empresariado se unirem em torno de projetos como o da EGBF. Além deles, outras personalidades prestigiaram a cerimônia de lançamento do curso. Estiveram na sede da ACEME, entre outros: o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Luiz Bevilacqua, que representou o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral; o secretário de Desenvolvimento da Baixada, Jabes Mocotó; o secretário de Governo de Nova Iguaçu, Jorge Gama; a diretora da Faculdade de Economia da UFF, Ruth Dweck; o professor Carlos Weiner, do IPPUR/UFRJ, entre outros.

 

O programa do Curso de Introdução às Ciências Sociais abrange tópicos como economia, sociologia, ciência política, antropologia e a economia brasileira, fluminense e da Baixada. As aulas serão realizadas às segundas-feiras, das 9 horas ao meio-dia, no período de 11 de agosto e vai até 10 de janeiro de 2004, quando serão realizados um seminário de encerramento e a entrega dos certificados, que serão emitidos pela Universidade Federal Fluminense.

 

A criação do curso é mais um passo da Escola de Governo da Baixada Fluminense para a implantação de um projeto de pesquisa e ensino em níveis médio, de graduação e de pós-graduação. A expectativa é oferecer cursos de graduação, já a partir de 2004, o que aponta para a criação de uma universidade pública e gratuita na região.

 

Os interessados em se inscrever na lista de espera para o curso devem entrar em contato com a UFF pelo telefone (21) 2717-1235 (Ramal do NESO). Outras informações sobre a EGBF podem ser obtidas em http://www.escoladegoverno.kit.net/escoladegoverno.  

 

 

 

 

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes