O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Humano, demasiadamente humano: a paixão segundo Darwin
Publicado em: 24/01/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Humano, demasiadamente humano: a paixão segundo Darwin

Roni Filgueiras

 Fotos de divulgação

   
Darwin: visita ao Rio em 1832

Obsessivo, apaixonado, rigoroso, perfeccionista. Um homem que vivia cercado de crianças e se dizia agnóstico – para a revolta de sua mulher e de seus pares. Desposou a prima num casamento arranjado, mas com ela desenvolveu uma relação de confiança e amor. Dedicado ao trabalho, sempre escrevia vigiado por sua cadelinha Polly. E sofria de ataques cada vez mais sérios e constantes de uma doença nunca diagnosticada. É dentro dessa dimensão humana que "Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo" retrata o cientista inglês do século XIX que colocou de cabeça para baixo a ciência ao criar sua teoria de evolução das espécies, afirmando que os humanos e os macacos compartilhariam um mesmo ancestral próximo e que Deus não tinha nada a ver com isso.

Promovida pelo Instituto Sangari, representante do prestigiado Museu de História Natural de Nova York, a mostra tem curadoria do autor de "Darwin: Descobrindo a Árvore da Vida", Niles Eldredge, e fica no Museu Histórico Nacional (MHN) até 13 de abril, indo em seguida para Brasília. O evento arrastou um público recorde em São Paulo: mais de 175 mil visitantes em apenas dois meses. Entre os mais de 400 artefatos, alguns fósseis de madeira petrificada, braquiópodes (conchas), corais recentes e cefalópodes (moluscos) foram cedidos pelo Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da UFRJ. Esses itens fazem parte do acervo científico do futuro Museu de Geologia, projeto do professor adjunto e chefe do Departamento de Geologia da UFRJ, Emílio Veloso Barroso, apoiado pela FAPERJ no edital Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro.

“É uma exposição bonita e didática. Para nós é interessante estar junto de instituições importantes”, avalia Barroso, cuja meta é inaugurar o museu de 400 metros quadrados, e que vai funcionar dentro do departamento, ainda este ano. “O Departamento de Geologia comemora 50 anos em 2008 e vamos criar este museu para abrigar nossas coleções minerais e fósseis. Com o apoio da FAPERJ desenvolvemos o material expositivo. Já temos também o projeto arquitetônico, agora estamos captando recursos para finalizar o projeto”, conta o pesquisador.

      
  Atobás azuis: diversidade de fauna e flora em
  Galápagos ajudou a criar a Teoria da Evolução

Além do acervo da UFRJ, a mostra de Darwin, em cartaz desde o dia 23 de janeiro (terça-feira), no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro (Praça Marechal Âncora, s/n, Centro), reúne documentos, filmes e espécies vivas, como sapos, iguanas e orquídeas exóticas. O que a torna a mais completa exposição já realizada sobre a vida e a obra do cientista. Mas a edição carioca chega mais robusta do que a versão paulista: com reproduções de telas de Rugendas ilustradas com frases de Darwin sobre a cidade do Rio. Durante sua expedição a bordo do navio Beagle, em 1932, o cientista conheceu, além do Rio, Abrolhos, Fernando de Noronha e Salvador. Um dos destaques entre as peças expostas e que refazem a expedição de cinco anos de Darwin aos trópicos é um facsímile de uma das cadernetas em que ele faz anotações e um esboço de uma árvore evolutiva. Outra atração é a réplica do gabinete do pesquisador.

Em entrevista exclusiva ao Boletim da FAPERJ, o empresário Ben Sangari, presidente do Instituto Sangari, representante oficial do Museu de História Natural de Nova York, afirma que seu objetivo ao promover este intercâmbio é de difundir a cultura junto a crianças, jovens e educadores e consequentemente contribuir para a melhoria da qualidade da educação por meio do ensino de ciências.

Aos 46 anos, pai de duas adolescentes que moram na Inglaterra, casado pela terceira vez com uma brasileira, este físico de formação escolheu há dez anos São Paulo para morar. “Já vivi em vários lugares do mundo, mas me apaixonei pelo povo daqui”, conta Sangari, que fundou o instituto que leva o nome de sua família (iranianos radicados na Grã-Bretanha), em 2003. “Educação é nosso negócio há 40 anos”, contabiliza Sangari, cujos investimentos estão presentes em 15 países. No Brasil, ele tem parcerias com secretarias de educação em nível federal, municipal e estadual em Minas Gerais, Bahia e Paraná, e mais recentemente no Distrito Federal.

    
 Tatus foram encontrados por Darwin na Argentina 
“Quando cheguei aqui, em 1997, queria criar uma solução para melhorar o desempenho dos alunos do ensino fundamental. Pensei que isso aconteceria em dois anos, mas só conseguimos atingir esta meta agora, passados dez anos”, afirma o empresário que, a exemplo de Charles Darwin, desconversa quando o assunto é religião. “A vida é muito rica e diversa para ficar ligada estritamente a dogmas. Tenho respeito pelas religiões, o ser humano é uma espécie espiritual, mas tenho uma ligação direta com Deus.”

A tal solução para a melhoria do ensino, segundo Sangari, é justamente a promoção da ciência. “Por que a ciência? Por algumas razões. A primeira é que a ciência está em todas as áreas de nossa vida. Não conseguimos mais pensar uma vida sem eletricidade, por exemplo. A ciência e a tecnologia estão em tudo, na medicina, no entretenimento, seja você um fazendeiro, um médico ou político. A segunda razão é que vivemos numa democracia e um indivíduo só pode ter voz ativa neste sistema se tiver um bom nível de conhecimento e educação”.

O empresário-cientista aponta o desinteresse dos alunos em sala de aula como um dos motivos para a evasão escolar no mundo todo, seja em países ricos ou pobres. “A forma como se ensina hoje provoca tédio nos alunos. Pesquisamos uma forma de reverter isso e achamos que trazer alunos e professores para exposições de ciência é a melhor ferramenta para provocar a curiosidade pelo conhecimento e pelo aprendizado”, diz.

Sangari comemora o sucesso de sua empreitada junto aos professores, estudantes e público em geral ressaltando que foram distribuídos 60 mil materiais didáticos em São Paulo. Mas ele quer mais. Até 2011, ele planeja trazer para o país várias mostras já montadas em NY, com temas atuais como a revolução genômica (que estréia em fevereiro, em São Paulo), Albert Einstein, água e mudanças climáticas. “Nossa expectativa é de atrair 12 milhões de pessoas para essas exposições científicas”. Darwin e a C&T agradecem.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes