Fundação disponibiliza e-mails de contato para esclarecimentos relativos a editais
A direção da Fundação divulgou esta semana lista de e-mails referentes aos editais lançados até o momento pela FAPERJ. O objetivo é disponibilizar um canal de comunicação com a instituição que seja específico para cada um dos editais que serão lançados em 2008. Quaisquer dúvidas e esclarecimentos sobre cada um dos editais, bem como eventuais recursos relativos aos resultados de sua avaliação, deverão ser encaminhados única e exclusivamente por meio desses e-mails. Confira a relação: lista de e-mails.
Neurocientista Rosália Mendez-Otero faz palestra no Rio na quinta (3)
A fisiologista e neurocientista Rosália Mendez-Otero, professora do Instituto de Biofísica da UFRJ, faz, na quinta-feira, dia 3 de abril, às 17h30, no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a palestra "Células-tronco e doenças neurológicas". Nascida na Espanha, a pesquisadora iniciou sua formação científica sob a orientação de, entre outros, Leopoldo de Méis. Entre as principais linhas de pesquisa privilegiadas por Mendez-Otero estão o desenvolvimento do sistema nervoso e o estudo de terapias celulares em modelos animais de doenças neurodegenerativas. Ao longo dos anos, fez mais de uma centena de apresentações em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais. Integra várias sociedades e academias científicas como a ABC, Sociedade Brasileira de Biofísica, Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, International Neurochemistry Society e Society for Neuroscience. Completou sua formação realizando um estágio de pós-doutoramento na Yale University (EUA). No final de 2006, recebeu, da presidência da República, a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em suas pesquisas, recebeu apoio da FAPERJ por meio do programa Cientista do Nosso Estado. A realização do evento é da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea). O auditório da ABC fica na Rua Anfilófio de Carvalho 29, 3 andar. Mais informações: http://www.forum.ufrj.br/ ou pelos tels.: (21) 3907-8100 e 2295-1595, ramais 113 e 117.
Posse do diretor da Eduerj
A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Eduerj – empossou nesta terça-feira, dia 25 de março, seu novo diretor, Ítalo Moriconi. Poeta e professor de Literatura Brasileira e Comparada na Uerj, Moriconi começou a publicar poesia em 1972, no antigo Suplemento da Tribuna da Imprensa. Depois de formar-se
Reunião Regional da SBPC na Baixada tem coordenação-geral do LNCC
Pela primeira vez, os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu serão sede para uma das reuniões regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Educação e ciência para o desenvolvimento sustentável da Baixada Fluminense”, o evento promete reunir aproximadamente 30 mil participantes, bem como 250 palestrantes, entre os dias 7 e 10 de maio. A coordenação-geral do evento está sendo feita pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituto do Ministério da Ciência e Tecnologia. Durante os três dias do evento, organizado simultaneamente nas duas cidades e com programações específicas, são esperados alunos e professores das redes municipal e estadual dos dois municípios e adjacências, além de educadores, entidades sindicais, movimentos sociais, fundações, governos, empresários, ONGs e universidades. A Reunião Regional da SBPC promoverá amplos debates, com temáticas do cotidiano dos municípios-sede, da região e do Brasil, além de resgatar e dar visibilidade às pesquisas e aos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores locais. Um dos objetivos do encontro é contribuir para a disseminação do saber científico e tecnológico para além das fronteiras das universidades e instituições de pesquisa. Mais informações: www.sbpcnet.org.br/eventos/baixadafluminense ou pelo tel.: (24) 2233-6062 (Simone Franco).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular
De
Cobras, aranhas e escorpiões no Salão de Leitura de Niterói
Visitantes do 2 Salão da Leitura de Niterói, que acontece entre os dias 27 de março e 1 de abril, terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre animais peçonhentos. Em meio a cobras, aranhas e escorpiões de verdade, que serão exibidos no estande do Instituto Vital Brazil (IVB), será lançado o gibi Família IVB e Os vizinhos venenosos. A história em quadrinhos é a segunda da série Dr. Vitalzinho. Com 16 páginas coloridas, a revista foi criada para explicar porque as espécies vêm das áreas rurais para os centros urbanos, aumentando o número de acidentes. Biólogos abordarão a natureza e o comportamento destes animais. Publicações educativas estarão disponíveis aos visitantes a fim de reforçar o aprendizado. Estão previstas quatro palestras, com duração aproximada de 20 minutos. Com entrada gratuita, o Salão de Leitura acontecerá numa tenda climatizada de
Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense
De sexta, dia 28 de março, a domingo, a Baixada Fluminense sedia o Fórum Mundial de Educação. A terceira edição do fórum terá como tema "Educação cidadã para uma cidade educadora". A programação inclui conferências, apresentação de pôsteres, encontros integrados, atividades culturais, entre outros. O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, um dos palestrantes, falará sobre o tema ciência e educação para o desenvolvimento nacional. O evento contará com a participação dos 13 municípios da Baixada e a previsão é de que mais de 40 mil pessoas participem das atividades. Mais informações: http://www.forummundialeducacao.org/baixadarj.
Prêmio Clarival do Prado Valladares recebe inscrições até segunda (31)
Terminam na segunda-feira, dia 31 de março, as inscrições para a 5 Edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares. Podem se inscrever pesquisadores de todo o Brasil, com projetos de pesquisa inéditos nas áreas de história econômica, evolução sociopolítica e criação artística brasileira. Criado pela Odebrecht em 2004 e realizado anualmente, o prêmio é um incentivo à historiografia do Brasil e visa enriquecer o acervo documental do país sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deve ser preservada e difundida. Para participar da seleção, basta informar as linhas gerais do projeto que se pretende realizar. O projeto de pesquisa vencedor receberá os recursos necessários da empresa para a realização da pesquisa e da edição e distribuição de um livro ilustrado. O prazo para execução do trabalho é de cerca de um ano. Os vencedores das quatro primeiras edições do prêmio receberam financiamento de cerca de R$ 600 mil. Mais informações e inscrições no site: http://www.odebrecht.com.br/.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes